Política Titulo Diadema
Sindema rejeita oferta de Lauro e indica greve

Sindicato dos servidores vai aguardar até dia 30 nova proposta do verde, mas sinaliza paralisação

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
24/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


O Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema) rejeitou oficialmente ontem a proposta de 4,24% oferecida pelo governo Lauro Michels (PV) como índice de reajuste salarial aos 7.500 funcionários públicos. Paralelamente à rejeição, o sindicato da categoria organizou uma paralisação, que, segundo os adeptos, teve concentração de aproximadamente 600 servidores.

Diante de nova greve – ano passado, o funcionalismo cruzou os braços por 13 dias –, o secretário de Finanças de Lauro, Francisco José Rocha (PSDB), e o de Assuntos Jurídicos, Fernando Moreira Machado, realizaram reunião com os dirigentes do Sindema, no Paço.

“Ficou estabelecido que nova proposta do governo será enviada a nós até o dia 30. Decidimos por assembleia esperar qual será o índice para determinar nossa ação. Contudo, há um indicativo de greve marcado para o dia 6 de abril. A maior adesão que tivemos hoje (ontem) foi da Educação”, comentou o presidente do Sindema, José Aparecido da Silva, o Neno, referindo-se à assembleia extraordinária realizada ainda ontem à tarde na sede do Sindema.

No ano passado, Lauro encerrou greve após se comprometer em incluir percentual de 3,47% nos vencimentos dos servidores (divididos em três etapas). Prometeu acrescentar 4,42%, diluídos em outras três vezes, condicionando a arrecadação de receita. Isso não foi cumprido.

De acordo com Neno, o índice de reposição salarial deste ano é de 14,26%, calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), referentes ao percentual de inflação de 2015 e 2016.

Por nota, a gestão Lauro informou que “tem compromisso com o servidor público e irá conceder o reajuste salarial para todos os funcionários de 4,24%, parcelado em duas vezes nos meses de março e abril, referente ao acordo estabelecido no passado.” Confirmou ainda a realização de reunião no dia 30 para apresentar outra proposta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;