Política Titulo
Acusado de liderar crime organizado depoe esta 2ª
Do Diário do Grande ABC
17/10/1999 | 17:15
Compartilhar notícia


O coronel Viriato Correia Lima, acusado de chefiar o crime organizado no Piauí, vai depor nesta segunda (18) na sede da Polícia Federal em Teresina.

Os advogados de Lima tentaram, em vao, transferir o depoimento para outro local. Eles alegaram "diferenças pessoais" entre seu cliente e o superintendente da PF, Robert Magalhaes. O secretário da Segurança, Carlos Lobo, negou-se a atender o pedido dos advogados. "Ele será ouvido é na Polícia Federal e ponto final", disse.

Lima nao deverá responder às perguntas que lhe serao feitas pelo delegado Francisco Costa, encarregado das investigaçoes no âmbito da Polícia Civil. Ele vai invocar o direito constitucional de se manter em silêncio, devendo falar apenas em juízo, esclareceu o advogado Ezequiel Dias. O depoimento está marcado para as 9 horas e um esquema especial com policiais fortemente armados vai ser montado para levar Lima do quartel onde está preso até a sede da PF.

Também está marcada para amanha a abertura dos documentos e computadores apreendidos nos escritórios do empresário José Carlos Bezerra de Sá, o Mazurca, e do advogado José Ribamar Neiva Eulálio. Os dois estao sob suspeita de lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito. Mazurca teve seu telefone grampeado por ordem judicial e pode também estar envolvido com a falsificaçao de notas fiscais.

A polícia também se esforça para prender Francisco Domingos de Sousa. Ele chefia o "escritório" de cobranças de Lima e desapareceu assim que teve a sua prisao preventiva decretada, sob acusaçao de ter agredido o jornalista Efrém Ribeiro. O inquérito foi concluído pela Polícia, que aponta Lima como autor intelectual da agressao.

Ainda nao foi decretada a prisao provisória de nove pessoas do esquema criminoso. O secretário da Segurança, Carlos Lobo, pediu oficialmente ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Falcao Lopes, e ao procurador-geral de Justiça, Antonio Linhares, a designaçao de um juiz e de um promotor para tratar especialmente do crime organizado. "É para que nao se fique neste jogo de empurra-empurra", justifica-se. Caso a prisao provisória nao seja decretada nesta segunda-feira, somente na quarta-feira haverá uma decisao judicial, porque terça-feira, dia 19, é feriado estadual.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;