Turismo Titulo
Praia do Sono: natureza e a simplicidade
Por Do Diário do Grande ABC
10/03/2004 | 18:32
Compartilhar notícia


O nome, dizem os moradores, seria conseqüência do irresistível convite que a sombra das amendoeiras faz para estender uma rede e tirar uma soneca, principalmente depois da longa caminhada de acesso. Mas quem conseguiria fechar os olhos tendo à frente as magníficas paisagens da praia do Sono? Talvez o mais correto seria chamá-la de “praia do Sonho”: sonho de consumo de todo viajante que sabe valorizar o impecável casamento entre natureza e simplicidade, realçado por samambaias, um pôr-do-sol inesquecível e casas rústicas, de pau-a-pique e teto de palha, erguidas por pescadores à beira da praia.

Para se chegar a este paraíso, é preciso percorrer uma hora de trilha a partir da praia de Laranjeiras, onde pode-se estacionar o carro em lugar seguro. Localizada na estrada para Trindade (altura de Patrimônio, a 18 km de Paraty), Laranjeiras abriga um luxuoso condomínio com praias particulares. Os visitantes devem indicar o destino e apresentar documento de identidade na portaria para ter acesso à entrada da trilha. Ônibus circulares fazem o trajeto entre Paraty e Laranjeiras.

A caminhada é de baixa dificuldade, adornada por uma grande variedade de samambaias e borboletas. Diversos degraus escavados na terra e pinguelas construídas pelos moradores auxiliam no percurso, que ainda conta com uma nascente canalizada por um bambu para matar a sede dos mochileiros.

Nos últimos metros do percurso já é possível avistar a praia, de areia branca e água verde, com redes e cadeiras rústicas de bambu convidando para um merecido descanso sob a sombra das árvores. Alguns barqueiros também realizam o percurso saindo das praias do Meio ou dos Ranchos, mas chegam a cobrar R$ 150 pelo trajeto na alta temporada – vale mais andar a pé!

Os visitantes costumam acomodar-se em barracas ou quartos alugados por alguns dos 300 moradores do lugar. A oferta de leitos é bastante reduzida, o que dificulta achar vagas em feriados. Já nos campings, sobra espaço. Afinal quase toda a faixa da orla é reservada para barracas. Canoas, pequenos bares e ranchos para guardar barcos completam o cenário.

Boa parte dos freqüentadores da praia do Sono é formada por surfistas, atraídos pelas boas ondas da região. O canto direito da praia, de 1,4 km de extensão, é o point preferido ao fim da tarde. Depois, um desfecho perfeito: banho no rio homônimo para tirar o sal do corpo e relaxar.

Da areia, avista-se a trilha que leva até as praias de Antigos e Antiguinhos. O caminho é percorrido em meia hora, mas o primeiro trecho, carente de sombras e bastante íngreme, apresenta-se bem cansativo, sobretudo em dias de sol forte.

A grande quantidade de pedras em Antiguinhos oferece atrações para o mergulho: há uma enorme quantidade de peixes, moluscos e fitoplânctons, que oferecem um brilhante espetáculo noturno iluminando o mar como se fossem vaga-lumes aquáticos.

Já a praia de Antigos reserva boas ondas graças aos bancos de areia próximos de onde o mar arrebenta. Um prato cheio para o surfe, esportes afins e, principalmente, para os olhos de quem contempla.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;