Internacional Titulo
Greenpeace questiona cifras oficiais do acidente de Tokaimura
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 12:03
Compartilhar notícia


De acordo com uma advertência do grupo ecológico Greenpeace, os arredores do complexo nuclear de Tokaimura estiveram mais expostos às radiaçoes depois do acidente de 30 de setembro passado do que o divulgado nos informes oficiais japoneses.

O Greenpeace declarou ter encontrado traços de radiaçao de nêutrons num raio de 500 metros ao redor do complexo.

O grupo se baseia em um ``informe de investigaçao' que seus membros realizaram nas imediaçoes da usina, depois que, no sábado passado, foi suspensa a ``zona de exclusao' de 350 metros estabelecida depois do acidente.

O Greenpeace declarou que domingo encontrou ``índices de radiaçao elevados' em uma estrada próxima ao local, 24 horas depois da autorizaçao dada aos habitantes residentes nas proximidades a votar para suas casas, evacuadas desde quinta-feira.

Por outra parte, a organizaçao ecológica estabeleceu, ao analisar o sal de cozinha obtido entre os habitantes, que ``níveis elevados de radiaçao neutrônica atingiram até 500 metros ao redor do complexo durante o tempo crítico do acidente, que durou umas 20 horas'.

Isto teria afetado centenas de pessoas que circulavam nas proximidade durante a manha do dia 30, quando ocorreu o desastre.

De acordo com fontes governamentais, 49 pessoas sofreram radiaçoes, três das quais encontram-se em estado grave.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;