Internacional Titulo
Governo suspende estado de emergência no Equador
Do Diário do Grande ABC
17/07/1999 | 14:16
Compartilhar notícia


O governo do Equador suspendeu na manha deste sábado o estado de emergência e de mobilizaçao das Forças Armadas (Exército, Força Aérea, Marinha e Polícia) que havia sido imposto pelo presidente Jamil Mahuad, para controlar a ordem pública no Equador, afetada por uma greve dos sindicatos dos transportadores.

Segundo a assessoria de imprensa da presidência, Mahuad emitiu o decreto de suspensao do estado de emergência logo depois de assinar o acordo de nove pontos com os representantes dos movimentos sociais e os líderes indígenas equatorianos, cinco mil deles acampados na capital desde quinta-feira.

A base essencial do acordo tratou do congelamento dos preços dos combustíveis, inclusive do gás de cozinha, até 30 de junho de 2000; da criaçao de um subsídio para as tarifas de energia elétrica para ``os mais pobres'; e do descongelamento de 10% dos depósitos bancários a partir da próxima quarta-feira, entre outros pontos.

O governo pediu aos indígenas, em troca, que acatem uma anistia decretada pelo Parlamento na quinta-feira, para 536 pessoas que foram detidas pela polícia durante a greve nacional dos transportadores, que durou 12 dias e que foi levantada na sexta-feira à tarde, depois de o governo ter revogado aumento dos combustíveis. Os transportadores do Equador suspenderam uma greve que paralisou o país durante 12 dias, ao conseguir que o governo voltasse atrás no aumento de 13,1% nos preços dos combustíveis. Depois de assinar o acordo, que prevê incentivos aos transportadores, o presidente Jamil Mahuad afirmou que o fim da greve é ``uma grande notícia para o povo equatoriano'.

Recentemente, o governo divulgou que 60% da populaçao equatoriana, de 12 milhoes de pessoas, se encontra na pobreza. Dessa porcentagem, 15% (indígenas e camponeses) vivem à beira da miséria absoluta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;