Internacional Titulo
Americanos mandarão 'inspetores de armas' ao Iraque
Por Do Diário OnLine
Com Agências
19/03/2003 | 04:09
Compartilhar notícia


Embora não tenha se mostrado decisivo, o peso de não ter o aval do Conselho de Segurança (CS) da ONU na ofensiva militar contra o Iraque parece estar incomodando os Estados Unidos. Como a suposta existência de armas de destruição em massa continua a ser o motivo oficial da 'ação preventiva' que pretende lançar nas próximas horas, os americanos estão preparando sua própria equipe de 'inspetores de armas', que devem agir quase que simultaneamente às tropas.

De acordo com o The New York Times, já foram enviados ao Kuwait — centro de comando militar dos EUA na fronteira com o Iraque — dois avançados laboratórios móveis de alta tecnologia, que são capazes de analisar amostras químicas e biológicas em menos de 24 horas com uma eficiência de 90%.

Os laboratórios serão operados pelas chamadas Equipes de Exploração Móvel (MET, na sigla em inglês), formadas por especialistas americanos e ex-inspetores de armas da ONU recrutados recentemente pelo Pentágono.

A missão das METs será localizar eventuais arsenais de armas químicas, biológicas e nucleares e destruí-las. Segundo o jornal americano, as unidades móveis podem analisar um mínimo de 130 e um máximo de 1.400 tipos de armamentos.

A descoberta de armas, dizem as autoridades americanas, justificaria a decisão do governo de fazer uma guerra para desarmar o Iraque. Por outro lado, um fracasso em encontrar tais armamentos faria com que a administração Bush ficasse vulnerável a acusações de ter dado início a uma guerra desnecessariamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;