Política Titulo Aliança Polêmica
Pio Mielo quer PT aliado a Pinheiro na eleição de 2016
Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
08/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Único vereador do PT em São Caetano, Pio Mielo defende que seu partido componha o arco de alianças da candidatura de reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) em 2016. A união foi proposta pelos petistas no pleito anterior, de 2012, mas ignorada pelo atual chefe do Palácio da Cerâmica, que havia rompido com o governista PTB para tentar voo solo e temia que o conservadorismo são-caetanense o punisse pela aliança.

“Acredito que a melhor maneira do PT se posicionar na eleição é se coligando com o prefeito Paulo Pinheiro, que nos deu espaço na administração e tem atendido as demandas como vereador. PT e PMDB têm sinergia e são aliados em nível nacional. Dessa forma teríamos melhores condições para atingir nosso objetivo, que é ampliar a participação do partido de uma para três cadeiras no Legislativo”, declarou Pio.

O parlamentar argumentou que o eleitorado petista apostou em Pinheiro no último pleito e que, se o PT se lançar na disputa pelo Paço, beneficiaria outros projetos. “Iríamos ajudar uma segunda e terceira forças políticas na cidade”. Pio colocou o partido distante da briga pela vice. “Pode ser que o nome do vice até saia da Câmara, nomes como Paulo Bottura (Pros) e Fabio Palacio (PR) são discutidos. Outra boa opção está no secretariado, como a chefe da Educação, a Ivone (Voltarelli), por ser titular da principal secretaria (da gestão).”

Pinheiro tem o PT como aliado desde que assumiu o Paço, mas sempre centrou o apoio na figura de Pio, evitando se associar à estrela petista. Tanto é que os espaços cedidos aos petistas no governo não chegaram nem ao segundo escalão. Até o bom relacionamento com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que o apoiou indiretamente no pleito de 2012, é tratado apenas como institucional.

Esse tratamento do prefeito é que motiva o presidente municipal do PT, Márcio Della Bella, a contrariar seu vereador e pautar a sigla para que tenha candidatura própria ao Palácio da Cerâmica. “Sinto que o governo de São Caetano demora muito para tomar decisões importantes e o PT não pode esperar. Não sei se o Pinheiro tem toda essa dificuldade em reconhecer o PT de São Caetano ou se é com o Marinho também”, disse Della Bella, assessor de Marinho em São Bernardo.

Pinheiro tem 35,3% de rejeição e virtual candidato petista Jair Meneguelli possui 5,3%, segundo sondagem do DGABC Pesquisa divulgada semana passada. “Ter candidatura própria contribuiu para votos de legenda na chapa proporcional e, assim, poderíamos ter melhores chances de ampliar a bancada na Câmara. Pode até ser o Jair o candidato, mas temos de discutir. Fizemos apenas uma reunião para tratar desse assunto”, completou Della Bella.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;