Internacional Titulo
Oficial do Pentágono acusa Iraque de executar prisioneiros
Por Do Diário OnLine
27/03/2003 | 09:20
Compartilhar notícia


O general Peter Pace, o número dois do Pentágono, acusou as forças iraquianas de cometer crimes de guerra ao executar prisioneiros e utilizando civis como escudos humanos, além de esconder armas proibidas em hospitais. “Para mim isso não é apenas uma surpresa, mas também é repugnante”, afirmou o oficial norte-americano em entrevista à TV CNN.

A TV iraquiana mostrou nos últimos dias um vídeo em que cinco soldados da coalizão anglo-americana eram mantidos como reféns, além de pelo menos cinco corpos de outros cinco soldados. Os aliados acusam o Iraque de desrespeitar a Convenção de Genebra com a exibição deste vídeo.

No início da semana, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, acusou os iraquianos de fingirem rendição para matar soldados aliados. Segundo Rumsfeld, eles mostrariam a bandeira branca e, com a aproximação dos norte-americanos, os iraquianos mostravam reação, chegando a matar alguns aliados nesse tipo de estratégia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;