Esportes Titulo De São Caetano
Guarda municipal de São Caetano vira referência no halterofilismo

Multicampeã, Patrícia Cândido conquista segundo
título dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

Anderson Fattori
08/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


Proteger o patrimônio público é a principal atribuição da guarda municipal Patrícia Cândido. A rotina é desgastante, exige concentração e muita disposição física. Ainda assim, a andreense de 40 anos, que trabalha em São Caetano, encontra tempo para praticar halterofilismo. E vai além. Vem se destacando no supino e no push-pull – união do supino e o levantamento-terra. Em agosto, se tornou bicampeã dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, competição disputada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e que reuniu cerca de 8.000 atletas de 65 países.

O levantamento de peso entrou na vida de Patrícia em 1999, quando tinha 23 anos e chamava atenção pela quantidade de peso que levantava na academia onde treinava. Foi convidada por um amigo para competir, e logo na primeira foi vice-campeã. Desde então, o halterofilismo virou uma de suas prioridades.

“Sou muito competitiva e aquele segundo lugar me deu impulso para conseguir coisas maiores. De lá para cá me preparei bastante e já conquistei muitos títulos. E não pretendo parar”, avisa Patrícia, que treina em academia de Santo André e no EC Sírio por pelo menos três horas por dia, cinco vezes na semana. “Consigo conciliar meus treinos com o trabalho na Guarda Municipal. Todos na corporação me apoiam”, acrescenta.

Do início quase sem querer até o bicampeonato mundial recém-conquistado em Los Angeles, muita coisa aconteceu na vida de Patrícia. Ela ganhou as principais competições do planeta, desde 11 paulistas, cinco brasileiros, um pan-americano até a medalha de ouro na Olimpíada da Guarda Municipal e o título do Campeonato Europeu de Policias e Bombeiros de 2016, esta que ocupa lugar especial na galeria de troféus. Ela tem apoio da Metalúrgia Vidoski, da Papelaria Lupapel e da Sancatur São Caetano.

Apesar da falta dificuldades que enfrenta, Patrícia nem pensa em desistir da modalidade. Ela está curtindo período de descanso antes de recomeçar com foco na próxima temporada. “Agora vão ficar cada vez mais complicados os campeonatos internacionais, porque subi de categoria e vou competir com atletas de até 49 anos, que são muito mais experientes e, por isso, tenho de aperfeiçoar a minha preparação”, finaliza a GCM.


Andreense leva ouro no taekwondo

Além de Patrícia Cândido, outro atleta do Grande ABC trouxe troféu dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, disputado em agosto, em Los Angeles. O guarda municipal de Santo André, Wendell Aparecido da Silva, conquistou a medalha de ouro no taekwondo. Ele, inclusive, foi homenageado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) assim que retornou à região e recebeu o Certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados ao município.

Wendell já era praticante de taekwondo quando entrou na GCM (Guarda Civil Municipal), há seis anos. Ele, aliás, repassa o conhecimento para outros integrantes da corporação. “Existe ligação do esporte competitivo com o trabalho que realizo na GCM. Na corporação atuo também como instrutor de defesa pessoal e artes marciais. Todos lá têm conhecimento de que participo de competições de alto rendimento”, explica.

Além de trabalhar na guarda e treinar, Wendell dá aulas de artes marciais em academia de Santo André e participa de competições regulares. A vitória conquistada em Los Angeles, porém, parece ter mudado um pouco o foco do lutador, que nem terminou de comemorar a conquista e já mira o desafio que está por vir. “Quero estar na próxima edição do Mundial, que será em 2019, na China”, comentou ele, que semana passada foi homenageado durante evento do UFC no Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;