Setecidades Titulo Obras e serviços
Santo André vai investir R$ 1 milhão em praças

Ideia é oferecer aparelhos para que os usuários possam
fazer exercícios além da caminhada, como alongamentos

André Vieira
Do Diário do Grande ABC
20/09/2010 | 07:18
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André pretende investir R$ 1 milhão em obras e serviços para revitalizar 50 praças e instalar novos equipamentos para que a população aproveite os espaços e realize atividades de saúde e lazer.

A ideia da administração é oferecer aparelhos para que os usuários das praças possam fazer exercícios físicos além da caminhada, como movimentos de ginástica e séries de alongamentos.

As praças dotadas com os equipamentos irão funcionar como uma espécie de academia ao ar livre.

A população idosa, em menor número nos clubes tradicionais, é o público-alvo do projeto da Prefeitura.

Sem precisar data, o secretário municipal de Finanças e Gabinete, Nilson Bonome, informou que a administração lançará dentro em breve a licitação para a realização das intervenções.

Para a fisioterapeuta especialista em disfunções músculo-esqueléticas Fabiana Oliveira, é preciso informar a população sobre como utilizar os equipamentos.

"Com atenção maior aos idosos. Geralmente esse público já sofre com algum problema físico e precisa de exercícios diferenciados para que as atividades não terminem em lesões."

Segundo a especialista, mesmo as pessoas que realizam atividades físicas com frequência e têm informações sobre o assunto nem sempre sabem fazer os exercícios corretamente.

A fisioterapeuta, que desenvolve projetos em condomínios que oferecem academias aos moradores, conta que esse problema é comum.

"Os mais jovens, por exemplo, buscam resultados imediatos e acreditam que fazer muitos exercícios (em detrimento do equilíbrio) é o caminho para alcançar a melhor forma física", completou.

EXEMPLO - Recentemente as prefeituras de Diadema e Ribeirão Pires instalaram equipamentos de ginástica em praças e áreas verdes do município.

Em Ribeirão, os aparelhos estão disponíveis em área verde na Avenida Brasil, em frente ao Complexo Ayrton Senna, na região Central.

Ao todo, são oito equipamentos, que podem ser utilizados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

Os aparelhos possibilitam exercícios de alongamento, resistência aeróbica e muscular, coordenação motora e condicionamento físico.

O contador Fabiano Almerindo da Silva, 36 anos, visita o espaço nos fins de semana, sempre de bicicleta. Na companhia do filho Gabriel, 9, pedala por 15 minutos até chegar à academia ao ar livre.

"É importante manter e conservar esses espaços, o ideal é que todas as prefeituras fizessem, em todos os bairros possíveis", afirmou Silva. (Colaborou Alexandre Melo)

 

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;