Cultura & Lazer Titulo Santo André
Luz elétrica inspira mostra de fotógrafo francês
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
24/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Inspirado pela assombrosa parcela dos brasileiros que no ano de 2004 não tinham energia elétrica em suas residências, o fotógrafo francês Eric Garault iniciou uma série de viagens pelo interior do País. O resultado está na exposição "Quando a Luz Chegar", que estará aberta ao público nos dias 27 deste mês e 4 e 11 de dezembro, na Aliança Francesa de Santo André, com entrada franca.

A mostra é dividida em quatro partes. Na primeira, retrata situações da vida rural que deseja o progresso e que é ritmada apenas pelo sol e o trabalho no campo. Na segunda, uma série de imagens demonstra as mudanças ocorridas nos locais onde o problema da falta de energia elétrica foi solucionado. Em um terceiro plano, o autor trabalha com um universo de luz, tanto no ponto de vista das paisagens modificadas pela iluminação quanto pela melhora na qualidade de vida dos moradores locais.

Em contraponto, na última parte, Garault explora o universo clandestino das favelas cariocas, retratando os gatos e todos os problemas sociais gerados pela má distribuição e péssimo controle da eletricidade utilizada no Brasil.

Quando a Luz Chegar - Exposição fotográfica. Aliança Francesa - Rua das Caneleiras, 540, Santo André. Tel.: 4436-9578. Dias 27/11, e 4 e 11/12, das 8h às 21h. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;