Economia Titulo Banco Central
Crédito tem recuperação no primeiro semestre
Por
29/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Após o início de ano com o mercado de crédito travado pela crise, o primeiro semestre terminou com números que indicam recuperação. Bancos têm oferecido mais financiamentos e o juro cobrado dos clientes cai há sete meses. Em junho, o total de operações cresceu 1,3% ante maio, no melhor desempenho mensal do ano. Em 12 meses, a expansão atinge 19,7%.

Os dados apresentados ontem pelo Banco Central (BC) sinalizam também que há reação do crédito para empresas. No mês, o ritmo de novos empréstimos para o segmento foi quase cinco vezes maior que o verificado para as pessoas físicas. Nos últimos meses, a situação era inversa: o crédito aumentava para as pessoas físicas, mas as empresas tinham dificuldade em tomar recursos.

Na média, as companhias tomaram R$ 4,6 bilhões em novos empréstimos em cada dia de junho. O valor é 5,1% maior que o registrado em maio. Esse crescimento é bastante superior ao observado nas pessoas físicas, cuja média de concessões aumentou 1,1% no mês passado. Apesar da melhoria dos indicadores de crédito, a inadimplência vem crescendo desde dezembro de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;