Esportes Titulo Medalha
Dupla brasileira conquista o bronze na classe 470 feminina

Fernanda Oliveira e Isabel Swan venceram a medal race e garantiram o terceiro lugar na classificação geral

Do Diário OnLine
18/08/2008 | 03:45
Compartilhar notícia


A dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan realizou um feito inédito, em Qingdao, nesta segunda-feira, ao conquistar o bronze, na classe 470, a primeira medalha feminina em Jogos Olímpicos da vela. O resultado veio após a vitória na medal race (última regata) e, com 60 pontos perdidos, asseguraram o terceiro lugar na classificação geral.

A dupla da Austrália, Elise Rechichi e Tessa Parkinson, ganhou o ouro, com 43 pontos perdidos, e a da Holanda, Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, conquistou a prata, com 53.

Até a quinta regata parecia que as atletas brasileiras não ficariam nem perto do pódio. Mas em uma recuperação surpreendente - com um quinto na sétima regata e quarto na oitava e nona -, Fernanda Oliveira e Isabel Swan assumiram a terceira colocação para a medal race (11ª regata).

Apesar da comodidade, as brasileiras não perderam o foco e travaram uma boa luta com as israelenses Nike Kornecki e Vered Bouskila, que ficaram em segundo lugar na última regata e terminaram na quarta posição, com 60 pontos perdidos.

Com o resultado, elas melhoraram sua performance do Mundial de 2006, quando conseguiram o quarto lugar. Também foi a primeira vez que as mulheres da vela ganharam uma medalha em Jogos Olímpicos, após 14 para os homens.

O bronze de Fernanda Oliveira e Isabel Swan ainda fez com que a vela empatasse com o judô como esporte que trouxe mais medalhas para o Brasil (15), na história da Olimpíada.

Total - Agora, a delegação brasileira tem seis medalhas nos Jogos de Pequim, uma de ouro (nadador César Cielo) e cinco de bronze (César Cielo e os Tiago Camilo, Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;