Economia Titulo Mercado de trabalho
Nova ferramenta
traça perfil das
profissões no Estado

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos
foram os cargos com maior volume de postos

Por Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
29/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 Agentes, assistentes e auxiliares administrativos; operadores do comércio em lojas e mercados; vigilantes e guardas de segurança; ajudantes de obras civis e operadores de telemarketing. Essas profissões tiveram destaque entre 2006 e 2011, pelo número de postos de trabalho gerados na Região Metropolitana (que inclui as sete cidades).

O levantamento foi feito com base na nova ferramenta pública elaborada pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) – fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo –, o Painel das Profissões. Com informações para o Estado, regiões e municípios, possibilita o conhecimento detalhado de tendências do mercado de trabalho e serve de orientação profissional para jovens e adultos que procuram informações sobre oportunidades – o gráfico das ocupações que mais se expandiram entre 2006 e 2011.

“Essas profissões que tiveram ótimo desempenho no quesito geração de vagas refletem justamente o momento econômico do País. Entre 2006 e 2011, o mercado imobiliários cresceu muito, assim como a disponibilidade de crédito. Isso alavancou o poder de compra das pessoas, que passaram a utilizar mais o serviço de pós-venda. Por isso o fomento das vagas em obras civis, comércio, telemarketing, e claro, no setor administrativo”, pontua o coordenador de análise Fundação Seade, Alexandre Loloian.

Com a nova ferramenta, para cada ocupação são descritas as exigências de formação e experiência para o seu exercício, as atividades e os setores de atuação mais frequentes, as condições e os locais onde é exercida. São ainda apresentados o número de empregos, as remunerações médias, as proporções de homens e mulheres e a distribuição dos empregados por faixas etárias e escolaridade.O sistema oferece ainda links para as instituições que ministram cursos de formação, especialização e qualificação profissional.

Os gráficos apresentados no Painel das Profissões informam, por exemplo, que a ocupação de professores de nível médio no Ensino Fundamental, na Região Metropolitana, era exercida principalmente por trabalhadores com Ensino Superior completo (89%), entre 40 a 49 anos (35%) e proporcionalmente mais por mulheres (79%) que por homens (21%), cuja remuneração era de R$ 2.066, em 2011.

Serviço: O endereço do site é www.seade.gov.br/produtos/profissoes




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;