Internacional Titulo
ETA teria lançado nova campanha de extorsao
Do Diário do Grande ABC
16/03/2000 | 11:15
Compartilhar notícia


A organizaçao separatista basca ETA lançou, nas últimas semanas, uma nova campanha de extorsao contra empresários do País Basco e Navarra (Norte), revelaram nesta quinta-feira meios de comunicaçao da luta anti-terrorista.

A organizaçao armada basca enviou, desde a retomada de seus atentados com carros-bomba, cerca de 50 cartas em euskera (idioma basco), com um resumo em espanhol, a chefes de empresas, para exigir o pagamento de quantias de 10 a 25 milhoes de pesetas (de US$ 60 mil a US$ 150 mil), afirmou uma fonte.

``Já passaram dois anos desde que recebeu a petiçao do ETA, sem que tenha feito nenhum esforço para pagar a dívida', afirma a carta da organizaçao armada, cuja cópia foi publicada no jornal La Razón, de Madri.

``O fizemos saber que o senhor e seus bens sao considerados, a partir de agora, objetivo da ETA, que decidirá quando e como atuar. Somente o pagamento da dívida que tem conosco reverterá nossa decisao', conclui a mensagem.

Em numerosas ocasioes, nos últimos anos, a organizaçao separatista lançou campanhas de extorsao com o objetivo de exigir das empresas um ``imposto revolucionário' para financiar suas atividades clandestinas.

A ETA realizou três atentados com carro-bomba desde que rompeu a trégua, no início de dezembro. Os dois primeiros ataques reivindicados pela organizaçao provocaram a morte do tenente-coronel Pedro Antonio Blanco, dia 21 de janeiro, em Madri, e do secretário-geral do Partido Socialista da província basca de Alava, Fernando Buesa e seu guarda-costas, Jorge Diez, dia 22 de fevereiro, em Vitoria.

A polícia também atribui ao ETA o atentado que feriu sete pessoas em San Sebastián (País Basco), no último dia seis de março, quando um carro-bomba explodiu no momento em que uma patrulha da guarda civil passava pelo local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;