Internacional Titulo
Autoridade iraniana era espiã do Ocidente desde 2003
Por Da AFP
11/03/2007 | 19:33
Compartilhar notícia


O general Ali Reza Asghari, um ex-alto responsável da defesa iraniana, misteriosamente desaparecido na Turquia no mês passado, teria sido um espião que trabalhava para os ocidentais desde 2003. A informação é da edição deste domingo do jornal ‘Sunday Times’.

Teerã acusa as agências de inteligência ocidentais de terem seqüestrado o general Asghari, ex-comandante dos Guardiões da Revolução e ex-vice-ministro iraniano da Defesa.

No entanto, vários meios de comunicação, entre eles o Washington Post, afirmam que Reza Asghari teria fugido de seu país e está "cooperando" com os serviços de inteligência dos Estados Unidos.

De acordo com o Sunday Times, seu desaparecimento em um grande hotel de Istambul, em fevereiro, durante uma visita privada, foi organizado no momento em que as autoridades iranianas começavam a investigar suas atividades.

Pelo menos dez membros de sua família saíram do Irã com ele, entre eles seus dois filhos e netos. O general Ali Reza Asghari teria levado documentos sobre os vínculos do Irã com organizações terroristas do Oriente Médio. Por outro lado, ele não teria papéis sobre o programa nuclear iraniano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;