Economia Titulo
Air France compra 10 avioes A3XX da Airbus
Por Do Diário do Grande ABC
24/07/2000 | 13:10
Compartilhar notícia


O consórcio europeu Airbus anunciou esta segunda-feira a venda de dez superavioes A3XX para a companhia francesa Air France.

A Airbus nao precisou o montante do contrato, que eleva para 22 o número de Airbus A3XX comprados o em opçao de compra desde que a empresa européia anunciou, no final junho, que planejava construir o maior aviao do mundo.

O primeiro A3XX, com uma capacidade de até 550 passageiros, sairá da fábrica em 2005, segundo as previsoes oficiais de Airbus. A Air France se converte assim na segunda companhia, depois da Emirates (Dubai), que opta pelo aviao gigante da Airbus.

Por sua parte, o adversário direto da Airbus, o fabricante americano Boeing, indicou esta segunda-feira, também em Farnborough, que poderá modificar sua estratégia e construir um novo aviao gigante em quinze anos, se for confirmada a demanda por este tipo de aparelho.

O primeiro fabricante mundial estimava até agora que os custos de construçao de seu aviao, que, segundo a Boeing, seria capaz de transportar até 650 passageiros, nao se justifica por causa do número relativamente fraco de ordens de compras. Segundo as previsoes da Boeing, nos próximos 10 anos, a companhia de aviaçao comprarao 87 avioes deste tipo, com uma estimada em 340 unidades para os próximos 20 anos.

A Boeing está disposta a ampliar seu modelo existente, o 747, para responder à demanda. Globalmente, a Boeing prevê, segundo estimativas anuais que a frota aérea mundial se duplicará até 2019, com 31.755 aparelhos, em comparaçao aos 13.670 no final de 1999. Desse total, 22.315 serao avioes novos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;