Internacional Titulo
Filho de Saddam Hussein é eleito no Iraque
Do Diário do Grande ABC
28/03/2000 | 10:55
Compartilhar notícia


O filho do presidente do Iraque, Udai Saddam Hussein, entrou, nesta terça-feira, no cenário político, depois de ter sido eleito para o parlamento com 99,99% dos votos de sua circunscriçao.

O filho do chefe de Estado, 35 anos, obteve 100% dos votos na maioria dos colégios eleitorais da quinta circunscriçao (Centro de Bagdá), onde cerca de 280 mil eleitores votaram, como anunciou o jornal al-Ittihad, antes da divulgaçao dos resultados das eleiçoes legislativas, prevista para esta terça-feira.

O veterano Saadun Hammadi, 65 anos, ex-primeiro-ministro e ministro das Relaçoes Exteriores, chefe do atual parlamento, ficou em segundo lugar e conseguiu um dos cinco cargos da circunscriçao, segundo fontes da comissao eleitoral do setor.

A divulgaçao oficial do resultado confirmaria as informaçoes que circulam nos meios diplomáticos de Bagdá, segundo as quais Saddam Husein estaria preparando seu filho para que o substitua. Udai, gravemente ferido em um atentado em dezembro de 1996, fez na segunda-feira, uma de suas raras apariçoes públicas, em um centro de votaçao de Bagdá, onde depositou seu voto.

O filho do presidente iraquiano já ocupa cerca de 15 cargos de responsabilidade. É o comandante da milícia dos feddayin de Saddam e preside o sindicatos dos jornalistas, o comitê olímpico, a federaçao de futebol, as associaçoes de jovens e estudantes, bem como o conselho de administraçao de sete jornais semanais, do jornal diário Babel e de uma rede de televisao.

O ministro da Justiça, Chabib Lazem al-Malki, indicou ontem que o índice de participaçao nas eleiçoes estava sendo calculado entre 85% e 90%.

No total, 512 candidatos disputam 220 cargos na Assembléia Nacional. As 30 cadeiras restantes sao reservadas para as regioes curdas que escaparam do controle de Bagdá em 1991, cujos representantes devem ser nomeados pelo chefe de Estado.

O número de eleitores no Iraque é de 9,2 milhoes, em uma populaçao de cerca de 25 milhoes de habitantes, segundo as autoridades.

O partido Baas, no poder, apresentou 142 candidatos, 70% deles estreantes nas eleiçoes, refletindo a vontade de rejuvenescimento da Câmara anunciada pelo regime.

O jornal Babel, dirigido por Udai, estimou, nesta terça-feira, que a celebraçao das eleiçoes nas atuais circunstâncias, apesar do embargo e das incursoes americanas e britânicas, demonstrava ``a determinaçao do povo em construir um futuro radiante e uma vida feliz, apesar das ferozes agressoes '.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;