Internacional Titulo
Peru: homem morre em protesto contra mina da Xstrata
29/05/2012 | 00:41
Compartilhar notícia


Pelo menos uma pessoa foi morta no Peru nesta segunda-feira, quando a polícia usou gás lacrimogêneo para reprimir um protesto de mineiros e cidadãos contra a mineradora suíça Xstrata. Centenas de manifestantes utilizaram troncos de árvores e pedras para interromper o tráfego em estradas na província de Espinar, no sul do Peru, para protestar contra poluição que a mineradora estaria provocando nos Rios Salado e Canipia.

Os manifestantes exigem estudos ambientais na área, citando mortes de diversos animais. Eles também querem que a empresa aumente para 30% a atual contribuição voluntária de 3% dos lucros feita para o desenvolvimento econômico local. O homem morto no conflito ainda não foi identificado, disse o promotor Hector Herrera, acrescentando que oito feridos estavam sendo tratados no Hospital Espinar. Ontem foi o 8º dia de confronto, que já deixou pelo menos 20 policiais e 24 manifestantes feridos, segundo autoridades peruanas. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;