Esportes Titulo
Documentário vai contar a vida do Doutor Sócrates
Por
17/02/2005 | 13:30
Compartilhar notícia


A carreira futebolística e os princípios políticos do ex-jogador Sócrates serão temas do documentário Sócrates Brasileiro, nome inicial do projeto que está em fase de produção em Ribeirão Preto. O filme, de aproximadamente 80 minutos, será em película de 35mm e está orçado em cerca de R$ 3 milhões. Os diretores serão Fernando José da Silva, ou simplesmente Fernando Kaxassa, amigo pessoal de Sócrates, e Reinaldo Volpato.

O ponto de partida do documentário será neste sábado, data em que Sócrates comemora 51 anos, e a intenção é terminar o projeto antes da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. “É um filme otimista”, diz Fernando Kaxassa.

“Vamos mostrar que ele representou o sonho de uma geração e o fez bem”, explica Fernando Kaxassa, referindo-se ao filho mais velho do casal Raimundo e Guiomar, que trocou a região Norte do país por Ribeirão Preto. Os migrantes chegaram com seus sonhos e Sócrates realizou dois nada fáceis: foi jogador de futebol de clubes importantes, como Corinthians, Flamengo e Santos, e defendeu a Seleção Brasileira, como capitão, na Copa da Espanha, em 1982, além de formar-se médico, na Faculdade de Medicina, uma das instituições da USP (Universidade de São Paulo) mais conceituadas e disputadas do país. “O Sócrates mostrou que esse país dá pé, que é só querer e não precisa ficar arrogante”, afirmou Fernando Kaxassa.

Sócrates prefere que o diretor do documentário fale sobre o projeto. “Isso é invenção dele, ele é que tem que falar”, brinca o ex-jogador. “Só estou sendo explorado”.

Um estúdio será montado em Ribeirão Preto para gravar os depoimentos de Sócrates, mas serão ouvidas pessoas por todo o país, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro Antônio Palocci, o jornalista Juca Kfouri e os músicos Toquinho e Chico Buarque.

A idéia, inclusive, é organizar em abril um torneio de futebol em Ribeirão Preto, reunindo o Politeama (time de Chico Buarque), Namorados da Noite (de Toquinho), Expresso Cauim (de Sócrates) e o Time do Planalto (Palocci e Lula estariam montando a equipe).

Garrincha – Outro ícone do futebol brasileiro irá brilhas nas telas. Nesta sexta-feira estréia Garricha – Estrela Solitária, filme que mostra a trajetória do craque Garrincha, dentro e fora dos campos. André Gonçalves interpreta o personagem principal e Taís Araújo vive Elza Soarez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;