Internacional Titulo
Powell diz que preocupações de Chirac estão "fora de lugar"
Por Das Agências
25/03/2003 | 01:00
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano, Colin Powell, avaliou esta segunda-feira que os temores do presidente francês, Jacques Chirac, de que Washington queira legitimar na ONU o conflito do Iraque, estão "fora de lugar".

"O presidente Chirac afirmou que não apoiará nenhuma resolução que dê legitimidade à operação militar que desenvolvemos. Essa é uma preocupação que está fora de lugar", declarou o chefe da diplomacia dos Estados Unidos à rede Fox News.

Powell repetiu o argumento de que uma nova resolução do Conselho de Segurança não faz falta e que as operações em curso já estavam suficientemente legitimadas pelas resoluções anteriores - 678 e 687 -, adotadas após a guerra do Golfo de 1991, e a 1441, aprovada em novembro passado.

"Não temos necessidade de mais legitimidade para o que fazemos", garantiu.

Em meados de março, os Estados Unidos retiraram do Conselho um projeto para a votação de uma segunda resolução que desse sinal verde às operações militares contra o Iraque, diante da ameaça de veto de França e Rússia.

Powell garantiu, ainda, que contrariamente ao que advertiu o presidente francês, "a coalizão" estará encarregada do controle do Iraque "durante o período o mais curto possível", após a queda do regime de Saddam Hussein, antes de passá-lo para "uma autoridade iraquiana interina" e, então, a um governo democrático iraquiano.

"Eu acredito que nós teremos o apoio da ONU, porque as Nações Unidas estão interessadas na reconstrução do Iraque e em trazer uma vida melhor para o povo iraquiano", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;