Internacional Titulo
Manifestantes saem às ruas de Durban contra o racismo
Por Das Agências
01/09/2001 | 15:20
Compartilhar notícia


Aos gritos de "vivam os oprimidos e as vítimas de discriminações", cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas de Durban, na África do Sul, paralelamente à realização da Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, convocadas pelo Congresso Nacional Africano (CNA), o partido no poder.

Debaixo de sol, os manifestantes percorreram cerca de três quilômetros até o centro internacional de conferências, onde é realizada a cúpula. Lá, entregaram a um representante das Nações Unidas um memorando no qual afirmavam que, "através do mundo, sem exceção, a raça e o sexo determinam sempre o espaço de vida de milhares de milhões seres humanos".

"Só se reconhecermos o passado poderemos esperar mudar um presente dividido para construir um futuro unido", acrescenta o documento, lido pelo secretário geral do CNA, Kgalema Mothlanthe, ante a multidão.

A guatemalteca Rigoberta Menchu, Prêmio Nobel da Paz em 1992, também participou da manifestação "contra os restos do apartheid e do racismo".

Ao contrário do primeiro ato, na sexta-feira, dominada pela questão do Oriente Médio, apenas alguns cartazes denunciavam a política de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;