Cultura & Lazer Titulo
Fique por dentro do Oscar
Por Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
22/02/2003 | 16:15
Compartilhar notícia


Falta exatamente um mês para a entrega de estatuetas no Teatro Kodak, em Hollywood. Para ficar por dentro da maior festa do cinema mundial, a dica é começar a assistir agora mesmo aos filmes que concorrem. Seis deles podem ser vistos nos cinemas da região e um em São Paulo. Pelo menos outros seis devem estrear até março nas salas do Grande ABC e sete já estão disponíveis em vídeo e DVD.

Adaptação, de Spike Jonze, estreou na última sexta-feira em Santo André. Tem um dos roteiros mais brilhantes dos últimos tempos, no qual o escritor da trama, Charles Kaufman, é também o protagonista do filme. Está indicado em quatro categorias: ator (Nicolas Cage), ator coadjuvante (Chris Cooper), atriz (Meryl Streep) e, claro, roteiro adaptado. Também na região, está em cartaz Prenda-me se For Capaz, de Steven Spielberg, que concorre a ator coadjuvante (Christopher Walken) e trilha sonora, assinada por John Williams.

Casamento Grego (melhor roteiro original), Gangues de Nova York (dez categorias, incluindo melhor filme), O Senhor dos Anéis – As Duas Torres (seis categorias, incluindo melhor filme) e Os Thornberrys – O Filme (canção original) são os títulos que completam a lista de indicados que estão em cartaz na região. Em São Paulo, a opção é o mexicano O Crime do Padre Amaro, um dos cinco pré-selecionados ao prêmio de melhor filme estrangeiro.

Os favoritos do Oscar 2003 são o musical Chicago, de Rob Marshall, recordista do ano que concorre em 13 categorias; e o drama As Horas, de Stephen Daldry, indicado em nove. Ambos têm a mesma distribuidora no Brasil, a Lumière, que já divulgou as datas de estréia: Chicago em 14 de março e As Horas em 28 de fevereiro. Frida, também da Lumière, concorre em seis categorias e chega aos cinemas em 21 de março. O Pianista, de Roman Polanski, estréia no próximo dia 7. Já As Confissões de Schmidt, da Playarte, tem duas indicações – ator para Jack Nicholson e atriz coadjuvante, Kathy Bates – e estréia em março, ainda sem data, mesmo caso de O Americano Tranqüilo, que rendeu a Michael Caine uma indicação a ator.

Em vídeo, as opções são Estrada para Perdição (seis indicações), Homem-Aranha (som e efeitos visuais), E Sua Mãe Também (roteiro original), Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones (efeitos visuais), Infidelidade (atriz para Diane Lane), Máquina do Tempo (maquiagem) e Um Grande Garoto (roteiro adaptado).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;