Internacional Titulo
Comandante antitalibã quer apoio para fazer ataque
Das Agências
05/11/2001 | 10:32
Compartilhar notícia


Um chefe militar exilado da oposição aos talibãs, Haji Mohammed Zaman, declarou nesta segunda-feira que está disposto com outras pessoas a lançar uma operação no Leste do Afeganistão, mas adiantou que sem o indispensável apoio internacional, isto não será possível.

"Se tivermos a ajuda da comunidade internacional, poderemos ir sem problemas, poderemos voltar ao Afeganistão, mas não podemos fazer nada com as mãos vazias", declarou Zaman à imprensa, perto de Peshawar (Noroeste do Paquistão), nas proximidades da fronteira afegã.

O comandante Zaman, que participou na luta contra a ocupação soviética (1979-1989), se instalou em outubro em Peshawar após viver exilado vários anos na França.

Segundo ele, as operações exclusivamente aéreas dos Estados Unidos não conseguirão derrotar os talibãs e precisou que a única solução será uma operação terrestre afegã coordenada com os Estados Unidos.

Zaman, da etnia pashtun, majoritária no Afeganistão, pertence à tendência monarquista e tradicionalista da oposição afegã.

Este movimento deseja o retorno do ex-rei Zahir Sha, deposto em 1973 e desde então exilado em Roma, que poderia protagonizar um papel chave na transição depois de uma eventual queda dos talibãs.

"Pelo preço de seis mísseis cruzadores, poderíamos libertar o Leste do Afeganistão, as províncias de Nangarhar, Aghman e Kunar", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;