Cultura & Lazer Titulo
Primavera começa com rock no ABC
Leonardo Blaz
Da Redaçao
22/09/2000 | 10:53
Compartilhar notícia


O inverno terminou nesta sexta, às 14h29, mas para muita gente do Grande ABC a chegada da nova estaçao só será comemorada neste sábado com a realizaçao da já tradicional Noite da Primavera do Rock, no Aramaçan, em Santo André. Sete bandas se apresentam a partir das 22h30 e invadem a madrugada: Planet Hemp, Ira!, Maskavo, Tihuana, Jigaboo, Bajolo e Gesto.

Segundo os organizadores, os portoes abrem às 21h e a primeira atraçao é o Maskavo, grupo de Brasília que sobe ao palco bastante reformulado. O reggae, que até entao era a principal referência da banda, foi deixado de lado e substituído por uma sonoridade que se aproxima mais do pop.

O vocalista Marcelo Vourakis também abandonou a formaçao por causa da agenda de shows, que o impedia de participar mais efetivamente do processo de educaçao de sua filha. Com isso, o garoto Marceleza assumiu os vocais. Em seguida, se apresenta a banda Bajolo.

O Ira!, freqüentador assíduo dos palcos da regiao, mostra seu íntegro repertório espalhado por nove álbuns. O grupo está prestes a lançar seu primeiro disco ao vivo, que ganha o aval da MTV. O projeto trará cançoes inéditas e algumas criaçoes pouco conhecidas do público, como Vitrine Viva e Como os Ponteiros de um Relógio, além dos maiores sucessos.

A Gesto apresenta cançoes que irao compor seu segundo álbum. O grupo andreense, que já chegou a flertar com o rock pesado e com músicas de temática irônica, agora se baseia principalmente na cartilha pop-rock. "Nosso som é o resultado da influência de cada integrante", conta o baixista Daniel.

A apresentaçao marca a volta do vocalista Plínio, que havia se afastado temporariamente da formaçao. Zé, que nesse período assumiu a funçao, é agora o percussionista da banda. Ainda serao mostrados covers de Green Day e Offspring.

Embalado pelo sucesso da cançao Pula!, o Tihuana, formado quase que totalmente por integrantes da extinta Ostheobaldo, apresenta o repertório do primeiro álbum, Ilegal. Com um som que é uma verdadeira mistura de ritmos, também nao ficarao de fora algumas versoes, como Clandestino, do francês Manu Chao. O Jigaboo é a próxima atraçao da noite. A banda tem, entre suas criaçoes, Corre-Corre, uma releitura de Polícia, do Titas, que teve a letra reformulada e foi razoavelmente bem tocada nas FMs.

Encerram a maratona os cariocas do Planet Hemp. Nao é à toa que Marcelo D2 e sua trupe se apresentam pela quinta vez consecutiva no evento, afinal o grupo tem na regiao um de seus públicos mais cativos. Aliás, um fato ocorrido em Santo André até inspirou uma cançao do grupo, Test Drive de Freio de Camburao. Entretanto, a situaçao nao foi das mais louváveis: o grupo teria sido abordado por policiais por causa da aparência de seus integrantes, mas liberado depois de reconhecido.

É a primeira vez que a banda apresenta no Grande ABC o repertório do terceiro álbum, A Invasao do Sagaz Homem Fumaça. O trabalho enfoca principalmente desigualdades e críticas sociais. "É nossa obrigaçao como artista tratar sobre esses temas", conta Marcelo D2. "O país apresenta um esquema viciado em toda a parte. Mesmo aparecendo alguém de boa vontade, ele acaba se ocultando."

Apesar disso, o cantor se diz otimista. "As coisas só vao mudar quando ocorrer uma revoluçao cultural e política, o que nao é impossível."

Mas será que grande parte do público do Planet Hemp, apreciadores das cançoes que têm a legalizaçao da maconha como mote, se interessa por esse assunto? "Acho que sim. Muitos dos nossos fas nao consomem maconha, mas curtem o som por causa da nossa atitude", acredita D2. O último álbum, lançado em maio, já vendeu mais de 100 mil cópias. "Quando começamos, pensava que nunca iríamos conseguir fazer um disco na vida."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;