Memória Titulo MEMÓRIA
São Bernardo está perdendo esta pintura
Ademir Médici
18/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


"Eu acho a televisão muito educativa. 

Toda vez que alguém liga o aparelho eu vou para a outra sala e leio um livro". 

Groucho Marx, em ‘Cabeça Ativa’, revista de poesia temática editada em São Vicente pelo casal Cláudia Brino & Vieira Vivo (ano 10, número 42, setembro de 2018.

Esta é uma missão para o Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural de São Bernardo): impedir que o painel Memórias de Uma Cidade deixe o município, ele que é um bem tombado municipal.

Trata-se de uma obra tripla de Adélio Sarro Sobrinho, artista de expressão nacional e internacional. Os três quadros foram inaugurados em agosto de 1994 para ilustrar a agência central do Banespa, em São Bernardo, hoje incorporada ao Santander.

Lindos quadros coloridos, com o estilo inconfundível de Sarro. Por quase um quarto de século emolduraram a agência. Pela localização nobre, era impossível visitar a agência sem admirar o painel.

Numa sequência histórica, os quadros retratam o cotidiano da cidade de São Bernardo em vários momentos, a partir da igreja matriz antiga, a chegada dos imigrantes, a indústria de móveis e de automóveis, com seus trabalhadores, os migrantes e as novas gerações.

De repente, não mais que de repente, nas obras atuais de reforma da agência de São Bernardo, o painel desaparece. Foi transferido para a agência Santander de... Santo Amaro – confidenciam funcionários, igualmente decepcionados com a perda. E não serão expostos, serão armazenados – acrescentam as mesmas fontes.

SÃO BERNARDO & SANTO AMARO

No passado, antes da formação da represa, quando o transporte fluvial tinha relativa importância, São Bernardo e Santo Amaro tiveram uma relação maior pelos alvarengas ou batelões (barcaças) que iam e vinham pelo Rio Grande. Tempo colonial invadindo o século 20. Hoje o manancial poluído divide município da Zona Sul paulistana.

O painel Memórias de Uma Cidade mede dois metros de altura por 14,6 metros de largura. Foi tombado (preservado oficialmente) pelo Compahc-SBC em 10 de agosto de 2005. Sarro, com sua arte, expressa numa visão poética a histórica de São Bernardo.

Se o painel tornou-se dispensável para o Santander São Bernardo, que ele seja transferido para a Pinacoteca Municipal. Que não fique guardado numa reserva técnica longe de casa. Que volte para os limites geográficos são-bernardenses. 

PERDAS & PERDAS

A cidade já perdeu obras importantíssimas, ao menosprezá-las. Entre elas:

1 – O antigo altar colonial da Matriz da Boa Viagem, que foi dividido em partes, e a principal está em ponto de honra da Matriz de Ilhabela. 

2 – Dois crucifixos do século 18, encontrados pelos primos Duzzi no Solar dos Pires. Um deles por muitos anos ocupou ponto de honra do Museu de Arte Sacra de São Paulo. 

3 – As imagens igualmente históricas dos santos Bernardo e NS Montesserrate, do século 17, restauradas na Bahia e que hoje ocupam pontos de honra do Mosteiro de São Bento, em São Paulo.

Que pelo menos o painel artístico que Sarro produziu retorne a São Bernardo e por aqui fique – ele nada tem a ver com Santo Amaro.

Hoje

- Dia Nacional da TV, reportando-se à inauguração da PFR-3, TV Tupi-Difusora, canal 3 de São Paulo, a primeira emissora do Brasil.

- Dia dos Símbolos Nacionais

- Dia do Perdão

- Início da Semana Nacional de Trânsito.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 18 de setembro:

- Em Minas Gerais, Aimorés, Espera Feliz e Lambari.

- No Paraná, Boa Ventura de São Roque.

- No Rio Grande do Norte, Carnaubais.

- No Mato Grosso, Diamantino.

- Na Bahia, Feira de Santana.

Fonte: IBGE

Diário há 30 anos

Domingo, 18 de setembro de 1988 – ano 31, edição 6861

Manchete – Investimentos no Grande ABC podem chegar a 3 bilhões de dólares</CF>

Editorial – Constituição pode nascer inconstitucional</CF>

Política – Propaganda eleitoral rica em irregularidades no Grande ABC. Reportagem: Eduardo Borga.

Saúde – Hospitais-escola atendem a mais de 50 mil pessoas por mês na região; Hospital Anchieta abre centro de hemodiálise. Reportagem: Eliane Pereira.

Memória – Carnaval na Rua Senador Flaquer, em Santo André.

Em 18 de setembro de...

1828 – Criado o Supremo Tribunal de Justiça.

1918 – A Junta de Alistamento Militar do Município de São Bernardo (hoje Grande ABC) conclui os seus trabalhos, sendo alistados 216 jovens pertencentes à classe 1897, com 44 apresentações espontâneas. Prefeito Saladino Cardoso Franco era o presidente da Junta.

- Encontra-se enfermo o vice-prefeito de São Bernardo, farmacêutico João Caçapava.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: o avanço geral dos aliados; os alemães reforçam as suas linhas de batalha.

1967 – Fundado o Santo André FC, primeiro nome do EC Santo André.

Santos do Dia

- São José Copertino (Copertino, Nápoles, 1603 – Convento de Osimo 1663). Sacerdote. Tornou-se um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral.

- Metódio do Olimpo

- Ricarda 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;