Setecidades Titulo
Colégio faz campanha para o Dia Sem Carro
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
18/09/2008 | 07:14
Compartilhar notícia


Orientar a comunidade, agregar conhecimento e ajudar na preservação do meio ambiente. Essas foram as causas que fizeram o Colégio Atual - Pueri Domus, de Santo André, entrar na campanha Sabendo Usar Não Vai Parar lançada pelo Diário no início deste mês para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, lembrado no próximo dia 22.

Os alunos de 4º e 5º anos ficaram responsáveis em produzir panfletos informativos, que serão distribuídos hoje e segunda-feira, na saída dos períodos da manhã e tarde. "As crianças farão a panfletagem para orientar pais e comunidade sobre os malefícios causados pelo automóvel, como aumento de poluição e aquecimento global", diz a coordenadora pedagógica das turmas, Mariclei Marcelino Bortolotto.

Depois de se interarem sobre o assunto, as crianças demonstrarão que são cidadãos conscientes. "Na praia não existe tanta poluição porque as pessoas andam muito de bicicleta. No Grande ABC não dá para fazer isso, pois não temos espaço adequado para pedalar", diz Paula Dias, 10 anos, que propõe aos governantes a construção de ciclovias.

Entre alunos de 6º e 9º anos, a ação foi diferente. Eles tiveram de pesquisar sobre o tema, propor soluções e montar um trabalho que está sendo apresentado em sala de aula. "Surgiram várias reflexões. Alguns grupos discutiram questões com o objetivo de proporcionar saídas práticas para que a rotina seja alterada e as atitudes não se resumam a um dia", explica a coordenadora pedagógica do grupo, Jamile Bompadre.

Para a professora de Ciências Camila Castillo, a campanha teve resultado positivo. "Muitos não sabiam que existia essa data. Se interessaram tanto pelo tema que pensaram em diversas alternativas, como incentivar as pessoas a utilizar transporte coletivo."

Entre as ações que Marília Amara Leôncio do Vale, 11 anos, fará para contribuir com a campanha estão orientação aos pais e caminhada. "Vou falar para meu pai dar carona a quatro amigos que moram no prédio e trabalham com ele. Também irei a pé para a escola", diz.

HISTÓRIA
Preocupados com o alto nível da poluição atmosférica, o governo francês criou, em 1998, o World Carfree Day (Dia Mundial Sem Carro). Comemorada sempre no dia 22 de setembro, a data é um movimento em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. A cada ano, a celebração ganha mais adeptos. Só no Brasil são 56 cidades que já incorporaram a data.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;