Política Titulo
Audiência de Diadema dura 15 minutos e tem só cinco vereadores na plateia
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


Somente cinco vereadores marcaram presença ontem na audiência pública da Secretaria de Finanças de Diadema, que divulgou balanço da Pasta do último quadrimestre. O evento, que durou pouco mais de 15 minutos, também não contou com a participação da secretária de Finanças, Adelaide Moraes.

Dos 17 parlamentares, somente o presidente da Casa, Laércio Soares (PCdoB), Milton Capel (PV), Lauro Michels (PV), José Dourado (PSDB) e Edmilson Cruz (PRB) apareceram na audiência. Desses cinco vereadores, apenas Dourado ficou do início ao fim da explanação financeira.

Talabi Fahel (PR), Marion Oliveira (PTB), José Queiroz Neto, o Zé do Norte (PT), José Antônio da Silva (PT), Orlando Vitoriano (PT), Irene dos Santos (PT), Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), João Merenda (PPS), Wagner Feitoza, o Vaguinho (PSB), Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi (PSB), Márcio Giudicio, o Márcio da Farmácia (PV), não justificaram as ausências. Cida Ferreira (PMDB), que também não foi à audiência, indicou um assessor para representá-la.

"Acaba atrapalhando muito o debate. Por mais que o vereador não entenda muito bem das finanças do Executivo, precisa vir, tentar aprender. É nossa função", criticou Dourado, presidente da Comissão de Finanças do Legislativo.

A secretária disse que compromissos do governo motivaram sua ausência na audiência, que acontece apenas três vezes por ano e é obrigatória pela Lei de Responsabilidade Fiscal. No primeiro quadrimestre, Adelaide apresentou os números da Prefeitura para uma plateia de poucos parlamentares. À ocasião, Célio Boi, Vaguinho e Vitoriano acompanharam as explicações. Coincidentemente, poucas horas antes, o presidente do Legislativo de São Paulo, José Police Neto (sem partido), visitou a Casa e foi recebido pela maioria dos vereadores da cidade.

O diretor de controladoria interna da Pasta, Leônidas Munhoz Frias, foi designado a explicar o balanço do Executivo, o fez rapidamente e limitou-se a responder questões relacionadas somente com os dados do quadrimestre.

A baixa publicidade também foi um dos motivos para falta de vereadores e de público - nenhum munícipe participou da explanação. A Prefeitura divulgou uma pequena nota convocando para o ato e o site da Câmara Municipal informou a realização das atividades na terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;