Setecidades Titulo Estatísticas
Região tem queda nos homicídios e no roubo e furto de veículos

Números divulgados ontem pela SSP apontam baixa de 36,84% nas mortes; cenário acompanha índices da Capital e do Estado

Por Natália Fernandjes
24/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A exemplo do que ocorreu no Estado e na Capital, o Grande ABC registrou queda de 38,84% nos casos de homicídio em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2017. Foram registradas 12 mortes neste ano e 19 no ano passado. Os dados integram as estatísticas criminais da SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, divulgadas na tarde de ontem. O total de ocorrências de homicídio doloso diminuiu 19,93% no mês no Estado, passando de 296 para 237.

Outro índice que obteve queda em fevereiro foi o roubo de veículos – 24,38%. Os registros passaram de 853 para 645 no período. Neste caso, destaque para a baixa observada em Rio Grande da Serra, onde não houve casos neste ano (veja mais na arte acima). No Estado, os roubos de veículos diminuíram 21,3%, chegando a 4.508 registros (no período anterior foram 5.728). É o menor número desde o início da série história.

Já no caso dos furtos de veículo, o cenário da região foi na contramão da Capital e do Estado. Por aqui, houve alta de 9,24% nos registros – passaram de 768 para 839 no período. No Estado houve queda de 2,53% – de 8.267 para 8.058 ocorrências.

Outro índice que teve baixa em fevereiro na região foi o roubo em geral. Foram contabilizados pela SSP 2.106 registros, número 4,96% maior do que o do mesmo mês no ano passado. Já o furto em geral apresentou alta – 3,19% –, tendo em vista os 1.714 casos observados entre as sete cidades neste ano e 1.661 em 2017.

OPERAÇÕES

Para o CPA-M/6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), a redução de alguns índices é fruto do desempenho de operações como 

Força Total, Força Metropolitana Regional e Cavalo de Aço, com ênfase para os locais em que mais se registram roubos e para a apreensão de armas e veículos irregulares (que geralmente são empregados nesses delitos). 

“As ações e as operações que vêm sendo desencadeadas refletiram de forma positiva também no latrocínio, que no mês de fevereiro não houve nenhuma ocorrência registrada. A estratégia da Polícia Militar continua concentrada no combate aos roubos, tendo em vista que o latrocínio começa com um roubo”, considera a corporação em nota. 

Conforme o CPA-M/6, foram realizadas 58.270 buscas pessoais pelas forças policiais na região, o que resultou em 258 prisões em flagrante delito e na apreensão de 25 armas de fogo, além de 337 pessoas presas em flagrante, 68 indivíduos procurados pela Justiça capturados e 56 menores apreendidos durante o mês de fevereiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;