Cena Política Titulo
O CHM andreense que Willians não queria
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Vereador de Santo André, Willians Bezerra (PT) passou por um susto daqueles na semana passada, ao ser baleado em frente a um bar no Jardim Santa Cristina. O petista foi conduzido imediatamente ao CHM (Centro Hospitalar Municipal), onde foi tratado – teve o projétil retirado do tórax – e até recebeu alta na tarde de quarta-feira. Ao ter ciência da rápida recuperação de Willians, colegas dele na Câmara lembraram de frases recentes do petista sobre o CHM. Willians reclamava de dores na região abdominal e falava que precisaria passar por cirurgia para retirar hérnia inguinal que o incomodava. O relato do desconforto, via de regra, era acompanhado por críticas ao CHM, justamente o hospital que o acolheu.

BASTIDORES

Chegou com crise
Nem bem chegou à prefeitura de Paulínia e Nilson Bonome (PMDB) se deparou com crise sem precedentes. Contratado recentemente para ser secretário de Administração de Dixon de Carvalho (PP), Bonome viu o prefeito ter de prestar depoimento coercitivo no âmbito de investigação do Ministério Público sobre supostas fraudes em licitações de contratação de coleta de lixo. Outra figura conhecida está no governo Dixon: Alessandro Baumgartner, que foi secretário de Finanças, de Assuntos Jurídicos e superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) na gestão Donisete Braga (PT). Foi Baumgartner, por exemplo, que autorizou o polêmico contrato com a Suzantur.

Aprovados
A Câmara de São Caetano aprovou, por unanimidade, todos os projetos que estavam na ordem do dia da sessão extraordinária de ontem. Na pauta estavam a instituição do Cadin (Cadastro de Inadimplentes) municipal e a transferência de recursos para os pais de alunos comprarem uniformes, medida adotada para evitar a cartelização das licitações do ramo – cada estudante terá direito a R$ 200 para adquirir as peças.

Especulações
Afastado da vereança e demitido da Secretaria de Gestão Ambiental após ter sido alvo de operação do Gaeco e da Polícia Civil, Mario de Abreu (PSDB) procurou interlocutores do governo em São Bernardo para tentar desvendar qual será seu futuro. Entre os vereadores o clima é de incerteza: parte defende sua cassação, mas outros querem esperar pelos desdobramentos das investigações para tomar lado.

Reencontros
Nesta semana, encontro inusitado no Fórum de Mauá. O ex-prefeito Donisete Braga (PT), a ex-deputada estadual Vanessa Damo (sem partido) e o presidente do PMDB mauaense, José Carlos Orosco Júnior, tiveram de prestar depoimento sobre ação movida pelo petista, ainda referente à eleição de 2012, quando panfleto apócrifo tentou ligar Donisete Braga à morte de Celso Daniel (PT), prefeito de Santo André, em 2002. A principal suspeita é que o material tenha sido confeccionado pela campanha de Vanessa daquele ano, quando ela foi ao segundo turno contra Donisete, mas perdeu o pleito. Aquele projeto eleitoral era coordenado por Orosco. Ele nega ter sido autor do panfleto.

Viagem para China
Vereador de Santo André, Professor Minhoca (PSDB) vai viajar para a China hoje. Segundo ele, sua missão será de conversar com representantes do banco dos Brics (grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para saber quais projetos de Santo André podem receber financiamento da instituição. O tucano vai mirar obras de saneamento básico e esportes. Ele deve ficar uma semana no país asiático. “Irei com recursos próprios”, avisou.

Seletivo
Vereadores acharam estranha a postura crítica de Lucas Zacarias (PTB) com relação ao programa QualiSaúde, de revitalização de unidades de Saúde da cidade. Alguns lembraram que as reformas – alvo dos questionamentos – são tocadas pela Secretaria de Manutenção, justamente a Pasta administrada pelo pai de Lucas, o ex-vereador e hoje vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB). Na terça-feira, Lucas questionou bastante a atuação da secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;