Setecidades Titulo
Desafio de Redação começa dia 15
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
25/07/2011 | 07:05
Compartilhar notícia


A quinta edição do concurso literário que no ano passado foi realizado em 275 escolas públicas e particulares do Grande ABC tem data confirmada de início. A aplicação das provas começa em Mauá, no dia 15, e deve terminar no fim de setembro, nas instituições de ensino de Santo André.

Neste ano, o tema das redações é Profissões do Futuro. Alunos do Ensino Médio e Fundamental entram na competição com esperança de levar o prêmio máximo: uma bolsa de estudos integral na Universidade Municipal de São Caetano, uma das correalizadoras do projeto, junto com o Departamento de Água e Esgoto de São Caetano. No ano passado, quando o assunto em discussão era a expansão do uso do crack entre jovens e menores, o tema Crack, Tô Fora! resultou em 145.625 redações produzidas pelos estudantes.

A escolha deste ano tem como objetivo provocar a reflexão do jovem sobre o mercado de trabalho. Para muitos analistas, as profissões relacionadas ao meio ambiente e aos recursos naturais se firmam como as grandes apostas para o futuro. Para o o gerente de Comunicação Institucional da Regional São Paulo-Sul da Petrobras, patrocinadora do projeto, a escolha do tema atende às expectativas da empresa. "Os estudantes terão a chance de conhecer as oportunidades das carreiras profissionais no setor de energia, que precisará de mão de obra qualificada nos próximos anos", comentou José Barbosa.

O pró-reitor de Extensão USCS, Joaquim Celso Freire, avalia que o 5º Desafio de Redação do Diário pode ajudar a transformar o futuro dos adolescentes. "Sinto o jovem sem perspectiva de objetivo de vida. A atividade vai contribuir na formação das escolhas deles."

A festa de abertura do projeto está programada para o dia 2, no campus 2 da USCS, a partir das 15h, e terá entrada livre. A confirmação do nome do palestrante deve sair nos próximos dias. Escolas da região serão convidadas.

"Neste ano esperamos bater recorde de adesão e superar o número de redações de 2010. Justamente porque o tema dá a possibilidade de explorar as impressões dos jovens sobre as profissões atuais", disse a coordenadora do Marketing do Diário, Claudia Zeber.
O concurso literário é apoiado pela Ecovias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;