Política Titulo Conselho
Morando indica Kuroiwa de vice na Fundação do ABC

Quadro é médico e ex-diretor de Vigilância Sanitária de S.Bernardo; Paulo Serra aponta adjunta para chefiar entidade

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
17/01/2017 | 07:18
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), vai indicar o médico Wagner Kuroiwa como vice na composição diretiva da FUABC (Fundação do ABC) na eleição do conselho curador da entidade regional. A instituição deve ser presidida pela hoje secretária adjunta de Saúde de Santo André, Maria Bernardette Vianna, nome escolhido pelo chefe do Executivo, Paulo Serra (PSDB), no rodízio entres prefeituras mantenedoras da instituição. Ela sucederá Cida Damaia, atual detentora do posto, que vai renunciar ao cargo.

O quadro definido por Morando foi titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico em Diadema, no primeiro governo de Lauro Michels (PV), além de diretor da Vigilância Sanitária no Paço de São Bernardo, durante a gestão William Dib (sem partido). Kuroiwa já era nome de confiança sugerido pelo tucano no cargo do alto escalão do verde, seu afilhado político. Atualmente, atua como diretor técnico nas Drads (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social), ligadas ao governo do Estado.

Com a derrota eleitoral dos projetos governistas nas cidades envolvidas, a nova composição substitui ainda Mauricio Mindrisz (PT), de São Bernardo, e Marco Antônio Santos Silva (PMDB), de São Caetano. A gestão é de dois anos, mas o revés nas urnas irá interromper o mandato. Os Paços de Santo André, São Bernardo e São Caetano se revezam na administração. Cada chefe do Executivo tem direito a sugerir dois representantes titulares no conselho, além de suplentes, que de maneira formal é responsável por votação para eleger o quadro diretivo da instituição – orçamento vigente é de R$ 2,2 bilhões. A outra figura definida por Morando é Ademar Flores, administrador de formação.

Do quadro de São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) confirmou ontem os nomes de Adriana Berringer Stephan, médica que fez parte do processo de transição na cidade, e Luiz Della Negra, diretor-médico da Rede D’Or, para integrar a composição como titulares, seguindo a linha de indicação de técnicos. Com a decisão tripartite, Adriana tende a ocupar o posto de secretária-geral da instituição.

A alteração no conselho curador pode ocorrer na quinta-feira, quando haverá reunião extraordinária da comissão. Os prefeitos se encontraram ontem na residência de Morando, onde, embora a reunião não tenha sido realizada para tratar especificamente do tema, falou-se sobre a mudança no comando. “Não queremos que nada seja atropelado. A ideia é discutir todo cronograma de ações na Fundação, depois a questão de pagamentos, as funções de diretoria e os contratos. Vamos imprimir a lógica de enxugar, novo padrão, assim como já estamos executando no governo”, alegou Paulo Serra.

O tucano de Santo André adiantou que o município tem 2.500 funcionários contratados pela FUABC para trabalhar na área de Saúde. Segundo ele, a Pasta faz estudo técnico para analisar o atendimento. “Estamos em fase de elaboração de diagnóstico. Tendência é que se substitua gradativamente o pessoal. Há questão orçamentária que pesa e também o lado técnico, tudo isso sem prejuízo para a rede.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;