Política Titulo Sucessão
Adjunta de Saúde de Sto.André é a mais cotada para assumir FUABC

Maria Bernardette se torna nome trabalhado para comandar entidade em substituição a Cida Damaia, devendo presidir entidade por um ano

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Nomeada nos primeiros dias de governo pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), como secretária adjunta de Saúde, Maria Bernardette Vianna tornou-se o nome mais cotado a assumir a presidência da FUABC (Fundação do ABC) pelo período de um ano, em substituição a Cida Damaia, indicada pelo ex-prefeito Carlos Grana (PT).

Bernardette é figura técnica da equipe do Paço, de confiança da titular da Pasta na cidade, Ana Paula Peña Dias, e integrará o conselho deliberativo da entidade por indicação do tucano, após negativa de Carlos Henrique Okumura, ex-superintendente do Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, que, por motivos pessoais, recusou convite para gerir a instituição regional, com Orçamento da ordem de R$ 2,2 bilhões no atual exercício.

“Nomeio duas pessoas titulares para o conselho: a doutora Bernardette e o doutor Okumura”, alegou Paulo Serra. “Gestão ativa é quem indica (à presidência). Esse procedimento, por acordo, é praxe, tradição na Fundação”. Eleita no começo de 2016 para dois anos de mandato, cuja vigência termina somente em janeiro de 2018, Cida Damaia, antes número dois do secretariado petista, vai renunciar ao posto a pedido do tucano – equipe do atual chefe do Executivo já deu abertura para processo de transição –, mantendo a cidade dentro da prioridade no rodízio do Grande ABC. Haverá reunião extraordinária do conselho na quinta-feira, possivelmente para promover a mudança na composição interna.

Bernardette é cirurgiã coloproctologista, foi coordenadora da cirurgia-geral do PS (Pronto-Socorro) Central e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Bernardo, além de chefiar o núcleo de regulação do CHM (Centro Hospitalar Municipal). O conselho curador é o órgão formalmente responsável pela eleição da entidade, composto também por outros dois integrantes de cada prefeitura mantenedora – incluindo São Bernardo e São Caetano. A tendência é que o pleito aconteça no mesmo dia da alteração na formação do grupo.

A FUABC vive momento delicado. As administrações anteriores de Santo André e São Caetano deixaram pendências financeiras com funcionários terceirizados da entidade, que presta serviços conveniados na área de Saúde. O Paço andreense, por exemplo, tem dívida de 13º salário junto a médicos. “A situação, de fato, é complicada. A entidade está entre as três maiores credores (da Prefeitura) e 70% do pessoal (na cidade) é gerido pela Fundação. Diversos procedimentos serão revistos, inclusive auditoria nos contratos. Faremos pente-fino”, pontuou Paulo Serra.

O tucano adiantou que a maioria das medidas de austeridade fiscal adotadas pelo governo no Paço entrará na lista da instituição. Para o prefeito, o cenário exige busca por economia em todos os setores. “Vamos enxugar, reduzir o número de pessoas, diminuir despesas. Vamos transferir tudo aquilo que está sendo executado na gestão para a Fundação.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;