Cultura & Lazer Titulo Filarmônica
Orquestra recebe maestro convidado hoje
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
26/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Sob regência do maestro Fábio Prado - Júlio Medaglia está em viagem a trabalho nos Estados Unidos -, a Filarmônica Vera Cruz, de São Bernardo, se apresenta hoje no Teatro Lauro Gomes.

No repertório obras de Schönberg e Tchaikovsky. Recebendo o violinista romeno Florian Cristea como solista convidado, a formação ainda executa peças de Pablo de Sarasate e Vitorio Monti.

Prado, que já regeu a Orquestra sinfônica de Campista e a Osesp, foi maestro assistente da Orquestra Filarmônica de São Bernardo e há mais de dez anos rege como assistente a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

A abertura é com série de peças musicais contemporâneas, que fizeram sucesso em musicais ou no cinema. São elas "Jerome Robbins Broadway", "Sunrise, Sunset", "America", "Somewhere" e "Comedy Tonight".

O francês Claude-Michel Schönberg é apresentado em seguida, com peça de "Les Misérables", musical de 1980 adaptado do romance homônimo de Victor Hugo.

Cristea carrega um violino apaixonado ao centro no palco para apresentar a romântica "Árias Ciganas" do espanhol Pablo de Sarasate. Para fechar a apresentação, "Csárdás", do italiano Vittorio Monti. Acompanhado de conjunto de violinos e de orquestra, o violinista apresenta a virtuosa versão de dança típica húngara que é vertida ao palco em sete variações de tempo, com início lento e fim executado com rapidez capaz de impressionar o público.

Para fechar, "Abertura Fantasia de Romeu e Julieta", tema composto pelo russo Tchaikovski. Cheia de nuances, a composição exalta a paixão e a guerra que permeia a história do clássico casal criado por William Shakespeare.

Orquestra Filarmônica Vera Cruz - Concerto. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Hoje, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;