Política Titulo
Eymael confirma encontro e desmente Cincinato
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
29/09/2011 | 07:08
Compartilhar notícia


O vereador de Mauá Cincinato Freire tem pisado em ovos para não fazer ruir seu plano de deixar o PSDC sem traumas para ingressar no PDT. O cuidado é para não dar brecha para os democratas-cristãos ou o Ministério Público pedirem seu mandato na Justiça por infidelidade partidária. Por isso, negou a informação do presidente municipal do PSDC e seu colega na Câmara, Professor Betinho, de que, na terça-feira, foi a São Paulo tratar de sua desfiliação direto com o presidente nacional e estadual do partido, José Maria Eymael. O mandatário, contudo, confirmou o encontro.

"Conversamos ontem (terça-feira) à tarde, aqui no diretório (no Alto de Pinheiros). Ele disse que está se transferindo para o PDT, mas ainda não assinou a desfiliação", revelou Eymael. A versão confronta as declarações de Cincinato, que não compareceu à votação dos projetos da Câmara anteontem. "Não fui para São Paulo nem conversei com o Eymael. Aparentemente, não muda nada", limitou-se a dizer. Betinho avisou que o colega estava na Capital.

O presidente municipal alfinetou o ainda correligionário por tratar de sua saída exclusivamente com Eymael, sem se despedir da cúpula local. "Não é ingratidão, é a índole dele", disse Betinho, que foi convidado por Cincinato para rumar para o PDT. "Se aceito, o PSDC acaba em Mauá."

A ida de Cincinato para o PDT, ventilada desde junho (quando seu grupo de apoiadores fez a troca partidária), deverá ser sacramentada até o fim de semana. A expectativa era a de que o ato fosse concretizado na tarde de sábado, durante evento festivo com pedetistas na Associação Nipo-brasileira de Mauá. "Lá foi a comemoração do meu aniversário", sustenta o vereador, que completou 51 anos no dia 5.

 

Presidente assegura sequência do mandato ao parlamentar

Eymael garante que o PSDC não moverá ação judicial para cobrar a cadeira de Cincinato Freire na Câmara. A postura, segundo o presidente, é sinal de gratidão "pela folha de serviços prestados pelo parlamentar à sigla". "Respeitamos sua decisão de ir para o PDT. Cincinato foi eleito vereador duas vezes pelo PSDC, sendo um construtor do partido em Mauá. Nos deixa sem traumas."

Betinho, por sua vez, ressalta que o colega "sempre" cumpriu o estatuto democrata-cristão. "O ingresso dos apoiadores do Cincinato (entre eles a mulher do vereador, Margaret Freire, secretária de Educação de Mauá), no PDT, articulada quando ainda estavam no PSDC, foi o único porém", contabiliza o dirigente municipal, ao fazer outra provocação. "A saída dele só me ajuda. Com dois vereadores, seria difícil atrair novas lideranças para a nossa chapa proporcional (para a eleição de 2012)."

Suplentes do PSDC e o Ministério Público poderão pedir o mandato de Cincinato após sua oficialização de ingresso no PDT. MR




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;