Internacional Titulo
Destino dos corpos de filhos de Saddam segue indefinido
Da AFP
29/07/2003 | 08:26
Compartilhar notícia


O destino dos corpos dos dois filhos de Saddam Hussein, Uday e Qusay, continua indefinido uma semana depois de suas mortes em uma operação americana em Mossul (norte do Iraque), afirmou nesta terça-feira uma autoridade da coalizão em Bagdá.

"É muito complexo. Temos que resolver temas de ordem cultural e religiosa", afirmou esta autoridade, que pediu para permanecer anônima. A coalizão anglo-americana afirmou neste domingo que o destino dos corpos seria decidido nas próximas 24 horas. O conselho de governo transitório iraquiano recomendou que fossem entregues à família.

O xeque Mahmud al Nada, chefe de uma tribo ligada a Saddam Hussein, disse à rede de tevê catariana al-Jazeera que "reclamou os corpos, mas a coalizão se negou a atender ao pedido".

"Fiz este pedido por razões familiares e religiosas e não por razões políticas", destacou. Uday e Qusay morreram durante um ataque das tropas americanas contra a casa onde estavam escondidos em Mossul.

O governo americano decidiu divulgar na quinta-feira passada as fotos dos corpos ensangüentados dos dois filhos do ex-ditador, para convencer os iraquianos de suas mortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;