Economia Titulo
PIB potencial de 6% depende de queda dos juros
25/07/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


A posse do próximo presidente da República no dia primeiro de janeiro dá esperanças a acadêmicos e analistas de mercado de que o novo governo poderá adotar diretrizes econômicas que poderão elevar o PIB (Produto Interno Bruto) potencial do País para uma marca próxima a 6% até o final de 2014.

Na avaliação de especialistas, para que o Brasil atinja esse patamar de crescimento com inflação sob controle, seria necessário, entre outros fatores, elevar os investimentos para uma marca ao redor de 24% do PIB e reduzir os juros com vigor, o que requer uma gestão bem mais eficiente dos gastos correntes. Seria essencial também uma melhora substancial do nível educacional da população.

O ministro da Fazenda Guido Mantega disse, em entrevista recente ao jornal Valor Econômico, que o PIB potencial já está entre 5,5% e 6%. Os analistas discordam, dizendo que está entre 4,5% e 5%.

É consenso entre especialistas que o nível de 18% de investimentos em relação ao PIB, apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística) no primeiro trimestre deste ano, está distante do que seria um patamar razoável para que o Brasil atingisse expansão mais próxima de outros emergentes, como Índia, que avançam com mais vigor.

Para o professor da PUC-RJ Márcio Garcia, a marca deveria ser de 24% do PIB. Ele entende que é preciso avançar também na produtividade total de fatores, pois muito capital e trabalho não significam que o País se torne mais eficiente na fabricação de mercadorias e na prestação de serviços. "Temos uma carência enorme de mão de obra especializada. Depois de termos conquistado a universalização da educação básica, é preciso melhorar sua qualidade", disse.

Na avaliação de Garcia e do professor José Marcio Camargo, também da PUC-RJ, para que os investimentos aumentem no Brasil de forma intensa é importante que o governo gaste melhor os recursos do Tesouro Nacional, sobretudo nas áreas de custeio e de pessoal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;