Cultura & Lazer Titulo
Telefonia IP reduz gasto com ligações
Por Bárbara Ladeia
Do Diário do Grande ABC
29/09/2008 | 07:22
Compartilhar notícia


Reduzir drasticamente os gastos com a conta de telefone é desejo de boa parte dos brasileiros. A popularização do sistema de telefonia com tecnologia IP (sigla em inglês para Protocolo de Internet) torna essa economia possível para alguns casos.

Para usuários domésticos as possibilidades não são tão grandes, uma vez que a redução mais forte dos preços por minuto não atinge ligações locais. "O público residencial liga muito pouco", lembra Cláudio Miklos, da revendedora especializada IPFone.

Exemplo - Dentro do plano básico, no horário normal, o minuto para um telefone fixo dentro da mesma cidade custa R$ 0,09. O Skype, um dos principais operadores de VoIP do mundo, oferece o minuto a R$ 0,06 para qualquer lugar do País.

Em ligações para telefones celulares de São Paulo, a telefonia comum cobra até R$ 0,78/minuto, a variar de acordo com a operadora discada. No entanto, se a ligação for feita pelo Skype, o custo é de R$ 0,06/minuto.

Para as ligações interurbanas, utilizando a Embratel como operadora de longa distância, a média de conexões para fixos, por minuto, é de R$ 0,65. O NetFone, serviço de VoIP da mesma companhia, cobra R$ 300 para instalação em São Paulo mais uma franquia mensal de R$ 34,90. No entanto, o valor por minuto fica em R$ 0,10, independentemente do Estado discado. Se a ligação for direcionada a celulares, com o telefone comum são cobrados, em média, R$ 1,85/min enquanto o Netfone cobra até R$ 0,77/min.

Para fora do País, a diferença é ainda mais gritante. Enquanto as ligações para fixo ou móvel saem R$ 1,45 mais R$ 0,13 a cada seis segundos, pelo Skype, o minuto fica em média R$ 0,50, com a mínima de R$ 0,05 e até mesmo tarifas gratuitas para Estados Unidos e Austrália.

"A economia chega a 96% em DDD e DDI. Estamos sentindo aumento na demanda do serviço e no volume de créditos comprados pelos clientes. Pessoas físicas estão adquirindo cada vez mais", afirma Mauro Amaral Jr., diretor de portfólio de produtos do UOL, responsável pelo serviço UOL VoIP.

Empresas - No mercado corporativo, o sucesso é incontestável. Everson Denis, professor do Instituto Mauá de Tecnologia, já desenvolve projetos para atender a demanda. "Estamos testando uma rede com VoIP para cerca de 300 ramais, utilizando um computador como central", comenta ele, em busca de uma solução para centrais de atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;