Internacional Titulo
ONU lança campanha para ajudar o Congo
Das Agências
29/11/2000 | 12:15
Compartilhar notícia


A crise no Congo, uma das piores do mundo, com violaçoes de direitos humanos, extrema pobreza e falta de alimentos, afetam cerca de 16 milhoes de pessoas, informou uma funcionária da ONU. Em mais de dois anos de guerra civil, segundo informaçoes da coordenadora interina de operaçoes de socorro da ONU, Carolyn McAskie, do Conselho de Segurança, quase um terço da populaçao está enferma.

McAskie disse ainda que há epidemias recorrentes, escassez de alimentos e quase nenhum sistema de saúde. Os serviços da ONU e as organizaçoes de voluntários, muitas vezes suspendem as operaçoes de ajuda, pois muitas províncias, estao sem nenhuma comunicaçao, pois os caminhos que levam a elas estao totalmente destruídos e falta segurança.

Os combates começaram em agosto de 1998, quando forças apoiadas por Ruanda e Uganda, antes aliadas do presidente do Congo, Larent Kabila, se voltaram contra o seu governo. Kabila entao passou a ter o apoio de Angola, Namíbia e Zimbábue.

Cerca de dois milhoes de pessoas estao desabrigadas e trezentas mil estao buscando apoio nos países vizinhos. Para que nao se estenda ainda mais esta catástrofe, a ONU, lançou ontem, uma campanha para arrecadar US$ 139,5 milhoes para salvar vidas e reconstruir cidades daquele país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;