Setecidades Titulo Assistência Social
Menor fica ferida após briga em instituição
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
24/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Confusão envolvendo três menores atendidos pelo Lar de Maria, em Santo André, terminou com uma menina de 9 anos internada em estado grave, com traumatismo craniano, na segunda-feira. Os adolescentes, que não terão os nomes divulgados, frequentam a unidade da Vila Luzita da instituição assistencial, no contraturno escolar, junto com outras 214 crianças, todas em situação de vulnerabilidade social.

O problema aconteceu na quadra de esportes, durante jogo de queimada entre adolescentes com idade entre 9 e 14 anos. O estopim da confusão foi uma agressão verbal feita pela vítima, que está no 5º ano do Ensino Fundamental, a uma colega durante a partida. Incomodado, outro menor teria empurrado a menina, que bateu com a cabeça no chão e caiu desacordada.

A garota de 9 anos foi socorrida e encaminhada ao Hospital Estadual Mário Covas, onde passou por exames e foi constatado inchaço no crânio, resultado do trauma sofrido. Após ser liberada da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), a adolescente foi transferida ontem para unidade do Hospital Santa Helena, onde já apresentou evolução. A menina não corre risco de morrer e aguarda alta médica.

A gerente educacional do Lar de Maria, Abigail Ramos Sampaio, destaca que o incidente caracteriza-se como fatalidade, tendo em vista a sua imprevisibilidade. “As crianças estavam acompanhadas por quatro agentes socioeducativos durante a atividade. A instituição tomou todas as providências necessárias, como o socorro, chamamos os pais dos adolescentes e os encaminhamos para serviços especializados, como o Conselho Tutelar”, destaca.

A ocorrência foi registrada no 6º DP (Vila Mazzei) e encaminhada à Vara da Infância e Juventude de Santo André, onde será alvo de apreciação por parte dos promotores e juízes para determinar as consequências cabíveis aos menores envolvidos na confusão.

“Fizemos reunião com os pais e estamos trabalhando com as demais crianças atendidas para que compreendam a gravidade do caso. Estão todos chocados. Os agressores vão ficar em casa até domingo. Não é uma suspensão, mas concordamos que é importante para que todos se acalmem e reflitam”, explica a gerente educacional.

O Lar de Maria oferece desde atividades educativas até atendimento psicológico, social, de inclusão e erradicação do trabalho infantil. Os menores chegam até a instituição encaminhados pelos serviços assistenciais da região, como Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). “Realizamos justamente o trabalho de fortalecimento de vínculos”, explica Abigail.

A instituição mantém duas unidades em Santo André e atende 1.264 crianças com idade entre 3 meses e 14 anos desde 1963.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;