Internacional Titulo
Suíça condena agente do serviço de inteligência de Israel
Por Do Diário do Grande ABC
07/07/2000 | 08:33
Compartilhar notícia


O espiao do Mossad (serviço de inteligência israelense), surpreendido pela polícia suíça em 1998 quando instalava uma escuta telefônica na casa de um suíço de origem libanesa, foi condenado nesta sexta-feira, em Lausanne, a 12 meses de prisao, com direito a sursis.

Este agente foi considerado culpado de atos ilegais a mando de um Estado estrangeiro, de utilizaçao reiterada de documentos falsos e por espionagem política.

O promotor Felix Baenziger solicitou na quinta-feira uma pena de 15 meses de prisao efetiva e multa de 5.000 FS (US$ 3.100) contra ``Isaac Bental', mais conhecido como ``Jack Track'. Sua verdadeira identidade nao foi divulgada durante o processo por motivos de segurança. Os advogados de defesa pediram sua absolviçao.

O espiao confessou trabalhar para o Mossad e explicou que se limitou a cumprir ordens. Foi julgado por ter tentado, junto com outras quatro pessoas, colocar sob escuta telefônica, durante a noite de 19 de fevereiro de 1998, perto de Berna, um homem que o Mossad acusa de ser o chefe do Hezbollah na Suíça. O serviço de inteligência suspeitava também que o homem teria participado de um atentado em Israel.

O alvo do Mossad, um libanês adotou a cidadania suíça, desmentiu durante o processo qualquer vínculo com grupos terroristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;