Internacional Titulo
EUA fazem novo ataque nesta madrugada
Do Diário OnLine
Com Agências
05/11/2001 | 10:27
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos entraram no domingo na quinta semana dos ataques ao Afeganistão. As autoridades norte-americanas afirmaram que bombas foram lançadas por aviões B-52 em uma frente de combate Talibã localizada a 35 quilômetros de Kabul na madrugada desta segunda-feira. Os ataques atingiram desde a fronteira com o Tadjiquistão até Kandahar. A Aliança Norte já afirmou que está pronta para fazer uma ofensiva contra o Talibã.

De acordo com a Aliança Norte, força de oposição ao Talibã, os ataques foram precisos e destruíram bases militares, entre eles um hotel que seria utilizado como base talibã, além de ter matado soldados afegãos. A Aliança Norte acompanhou os ataques de pontos estratégicos e lançaram uma nova ofensiva terrestre, com o objetivo de tomar novas posições.

O diretor da agência Bajtar, a agência de notícias do Talibã, Abdul Hanan Hemat, afirmou que dez civis morreram e outros quinze foram feridos perto das linhas de frente, no Norte do Afeganistão.

Segundo essa agência, com sede no Paquistão, uma bomba caiu em uma casa de Keshendeh, matando seis pessoas da comunidade xiita hazara.

Cerca de 2 mil homens uniformizados e armados participaram de manobras militares da oposição, que duraram meia hora.

Nesta segunda-feira, a Al Jazeera, do Catar, mostrou imagens que seriam de um helicóptero norte-americano derrubado pelas forças talibãs.

Em Islamabad, o ex-vice-primeiro-ministro afegão Abdus Samad Hamid, que ocupou esse cargo sobre o reinado do ex-rei Zahir Sha, deposto em 1973, manteve conversações sobre o futuro do Afeganistão depois de uma eventual queda dos talibãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;