Economia Titulo
Folha de pagamento na indústria sobe 9% em janeiro
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
16/03/2007 | 22:22
Compartilhar notícia


De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria do País aumentou em 9% os gastos com folha de pagamento entre dezembro e janeiro, já descontada a variação sazonal. O resultado aponta retomada do setor – o indicador havia caído consecutivamente nos dois meses anteriores, acumulando recuo de 7,4%.

No mesmo período, o emprego industrial subiu 0,3%. O indicador também mostra retomada, já que ele vem após três quedas consecutivas (que somavam saldo negativo de 0,6%).

O volume de horas pagas, no entanto, caiu entre dezembro e janeiro (-0,3%). É o segundo decréscimo seguido nesse fator. Se for computado o resultado desde novembro, houve queda de 1,3%, destaca o IBGE.

No ano - Em comparação com o mesmo mês do ano passado, janeiro também apresenta melhora nos gastos com folha de salários – o índice subiu 3,9% desde o começo de 2006.

Neste índice, o IBGE detalha os números. Apenas um dos 14 locais pesquisados apresentou queda nesse quesito: o Paraná (-1,3%), puxado pelo segmento de madeira (-23,8%).

Na indústria paulista (que tem o maior impacto no resultado geral) a alta foi de 2%, atrás de Rio de Janeiro (8,6%) e Minas Gerais (6,3%). No Estado de São Paulo, os destaques foram para o setor de alimentos e bebidas (10,3%) e máquinas e equipamentos (6,1%)

Entre janeiro de 2006 e de 2007, o índice de pessoal ocupado aumentou em 0,9% no País. Das 14 áreas pesquisadas, nove tiveram crescimento. Uma delas foi São Paulo (1,7%), graças – novamente – ao resultado em alimentos e bebidas (8,4%) e máquinas e equipamentos (4,2%).

No total de horas pagas também há melhora em comparação ao resultado de janeiro de 2006 – o indicador apresentou alta de 0,4% no período. Dos 14 locais da pesquisa, nove apresentaram alta.

No Estado de São Paulo, o aumento foi de 0,8% no período. Novamente, alimentos e bebidas e máquinas e equipamentos foram o destaque. Os setores apresentaram alta de 8,2% e 4,4%, respectivamente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;