Política Titulo Torcida
Aliados de Marinho querem Luiz Fernando prefeiturável

Partidos da base defendem projeto do deputado estadual eleito contra Tarcísio

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
17/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A base aliada do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), torce por êxito do deputado estadual eleito Luiz Fernando Teixeira (PT) no duelo contra o secretário de Serviços Urbanos, Tarcísio Secoli (PT), pela vaga de representar candidatura da legenda na disputa pela prefeitura em 2016.

Integrantes das siglas de sustentação cogitam a possibilidade de, inclusive, firmar posicionamento contrário ao petismo em caso de vitória de Tarcísio. A principal alegação dos políticos é por conta do perfil dos possíveis prefeituráveis. Luiz Fernando é visto com melhor habilidade de articulação, possibilitando assim cenário mais agregador em eventual mandato.

Governistas alegam enxergar competência em Tarcísio, mas temem por postura de gestão mais rígida, com pouco diálogo, muito também por conta da relação estreita com a secretária de Planejamento e Orçamento Participativo, a primeira-dama Nilza de Oliveira (PT). De acordo com os políticos, os fatores contabilizados como positivos para Tarcísio são boa visibilidade de seu trabalho frente ao projeto Drenar, que visa combater enchentes, e o trânsito livre com o movimento sindical.

Na eleição de 2012, Marinho contou com 17 partidos na coligação, siglas que continuam no governo – PRB, PP, PDT, PTB, PMDB, PSL, PR, DEM, PSDC, PTC, PSB, PV, PPL, PSD, PCdoB, PTdoB, além do próprio PT.

Os partidos contribuíram tranquila governabilidade de Marinho na Câmara, que viu aprovação de todos os seus projetos no último ano. Houve aval até às polêmicas matérias, como aumento em 5% do ISS (Imposto Sobre Serviços), cujo acréscimo foi em 150% para alguns setores, e doação de terreno em área nobre da cidade para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sem executar licitação e sem exigir contrapartida. Em ambas as votações, os aliados manifestaram contrariedade, buscando questionar o teor das propostas junto ao Executivo, mas acabaram aderindo a vontade do prefeito.

As legendas adiantaram que este ano será determinante para definição de seus alinhamentos políticos e todos manifestaram que vão buscar proximidade a Marinho, levando sua predileção a Luiz Fernando em relação a Tarcísio.

O chefe do Executivo afirmou nos últimos dias que pretende realizar pesquisa junto à população, após Carnaval, a fim de concretizar escolha pelo candidato do petismo, garantindo não ter favorito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;