Setecidades Titulo Patrimônio
Monumento aos italianos faz 40 anos
Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O convite feito ao longo da última semana pela página Memória foi atendido. E muita gente esteve ontem no Ipiranguinha, homenageando os 40 anos de inauguração do monumento ao imigrante italiano. Autoridades, representantes de entidades civis, integrantes da colônia italiana e leitores depositaram flores aos pés do casal em bronze, com seu filho, na Avenida Perimetral.

Boas notícias foram colhidas. O prefeito Carlos Grana (PT), de descendência italiana - seu bisavô também se chamava Carlos -, disse que as inscrições originais de Miguel Reale, inauguradas junto com o monumento em 27de janeiro de 1973, serão recuperadas. O secretário de Cultura, Raimundo Salles, garantiu que este e outros monumentos serão restaurados em parceria com a sociedade civil. Paulo Piagentini, da Sociedade Ítalo-Brasileira de Santo André, disse que levará à sua diretoria proposta para que a entidade cuide da manutenção do jardim onde está o monumento.

Exposição de fotos foi inaugurada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, que distribuiu um folheto sobre os 40 anos do monumento, como parte dos 80 anos do sindicato, fundado em 1933.

Martinelli, Longhini, Carroci, Pafundi, Coppini, Andreotti e Guazzelli foram algumas das famílias de origem italiana representadas no ato. A ideia é incluir a data no calendário oficial de Santo André, para que anualmente sejam promovidos atos como o de ontem.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Cícero Martinha, saudou a cerimônia em nome do movimento sindical. Em nome das entidades ligadas à colônia italiana do Grande ABC discursou o vice-presidente da Brasilitália, de São Bernardo, Luiz José Moreira Salata.

A escultura em homenagem aos italianos de Santo André é considerada a mais conhecida da cidade. Foi feita pelo artista Caetano Fraccarolli (Verona, Itália, 1911 - São Paulo, 1987). À época da inauguração, o autor afirmou que foi o seu trabalho mais perfeito.

As três figuras estilizadas têm tamanhos acima da média de seres humanos, por isso podem ser vistas de longe num dos corredores mais movimentados de Santo André, que interliga o Centro a bairros populosos como Vila Pires, Vila Luzita, Vila Humaitá e Cidade São Jorge.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;