Política Titulo
Ex-adversário de Auricchio assume DAE em S.Caetano
Por Juliana de Sordi Gattone
Do Diário do Grande ABC
06/05/2005 | 13:42
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), convidou um ex-adversário político para assumir a Assessoria de Meio-Ambiente do DAE (Departamento de Águas e Esgoto). Horácio Pires (PV) e o prefeito estavam em lados opostos no ano passado, quando disputaram as eleições à prefeitura. “Mas desde a Sabatina realizada pelo Diário percebi em Auricchio um homem equilibrado e preparado. Além disso, o plano de governo para o Meio-Ambiente assemelhava-se muito ao nosso”, justificou Pires.

Horácio Pires revela que, não fosse o compromisso do PV em ter candidatura própria a prefeito, teria se unido a Auricchio antes mesmo das eleições. O verde deverá assumir o cargo nos próximos dias, após os trâmites burocráticos.

Segundo o prefeito, o convite surgiu após conversas com o representante do Partido Verde depois das eleições. “Vamos manter essa assessoria dentro do DAE até regulamentarmos a recém-criada Secretaria do Meio-Ambiente, que, por enquanto, não está totalmente definida”, diz Auricchio. Até lá, Horácio Pires será o responsável pela área na cidade e espera ser lembrado para assumir a futura pasta. “Estarei à disposição do prefeito.”

Pires alega que o convite é um reconhecimento do trabalho do PV no Brasil. “São Caetano mudou com Auricchio, que possui novo pensamento e tem visão ambiental. Tentamos aproximação na administração passada, mas não obtivemos sucesso”, lamenta. Ele ressalta que em conversas com Auricchio percebeu que o prefeito tem a dimensão exata do que significa meio-ambiente e ecologia. Lembra também que a cidade passou por um problema recentemente, quando a área da Matarazzo foi interditada por problemas de contaminação.

A princípio, Horácio Pires garante que será feito levantamento ambiental completo da situação de São Caetano com a colaboração dos moradores. Além disso, será iniciado o estudo para a implantação da coleta seletiva e da rearborização. O verde destaca também que a administração fará planejamento ambiental que inclui o levantamento de resíduos sólidos produzidos pelas empresas e campanhas educativas. “Vamos conseguir o único prêmio que a cidade ainda não tem, o de ecologicamente correta”, brinca Pires.

Região – Segundo o novo assessor, a intenção também é ajudar em outros problemas, como o passivo ambiental no Grande ABC. Para isso, iniciará com o planejamento da Ação 21, espécie de Agenda 21 (programa ambiental previsto nos anos 90 para entrada do novo século), que São Caetano não desenvolveu. “Queremos que o resultado desse trabalho reflita na região para resolver problemas e comum”, prometeu.

Está nos planos da assessoria realizar seminário ambiental nos moldes do que foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo no início deste ano, com a participação de vários especialistas e prefeituras. Horácio Pires lembra que o problema ecológico está em todo o Brasil e começa na confecção da peça orçamentária, que destina à secretaria de meio-ambiente a menor verba entre as demais pastas. Por isso, em São Caetano, o verde diz que a saída encontrada foi determinar tendências em cada problema ecológico. “Problemas com a água podem também ser considerados um item da Saúde. Nesse caso, essa pasta entraria com a verba. Rearborização poderia entrar em serviços urbanos e assim por diante.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;