Memória Titulo Memória
O mundo fala do Pelé

O Rei completa 80 anos e em todas as rodas esportivas este é o assunto do dia. Não poderia ser diferente entre os integrantes do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol)

Ademir Médici
23/10/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


José Roberto Fornazza foi o primeiro a se manifestar: “É raro encontrar alguma foto do Pelé que não seja superconhecida, por isso anexo uma que eu nunca vi antes, e que circulou hoje pelas redes sociais – a de Pelé em Santos andando de bicicleta e levando um menino na garupa”.

Max Gehringer emendou, dirigindo-se a Sérgio Miranda Paz e a todos os demais do Memofut, com uma foto de Pelé e Didi em 1958 na Suécia, jogando a versão sueca do pebolim.

Luiz Romano abriu seu museu particular. E despachou Pelé com a sua carteirinha de juvenil na Liga Bauruense de Esportes. E mais: Pelé medalha, Pelé em escultura, Pelé em selo de correio internacional.

Sobre a carteirinha, uma observação: Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade mineira de Três Corações, em 23 de outubro de 1940. No entanto, a certidão do nascimento registra o dia 21 – a mesma data da carteirinha da liga de Bauru.
 

Diário há meio século

Sexta-feira, 23 de outubro de 1970 – ano 13, edição 1366

Manchete – Estado de sítio no Chile
Futebol – Nos XXXV Jogos Abertos do Interior, disputados em Bauru, Santo André dá show no futebol e goleia Presidente Prudente por 4 a 0.
Dos enviados especiais do Diário, Pedro Martinelli e Alberto do Carmo Araujo (Giba).
Escala Social (Serafim Vicente) – Escreve o colunista: “Recebemos exemplar do livro Arte da Paquera, de autoria do Dr. Antonio Possidonio Sampaio (advogado ilustre) e não deixamos a obra até terminar a leitura, tal o interesse que nos despertou. O livro é magnífico e retrata pitorescamente e amenas as passagens de paqueradores. Na próxima semana todo mundo poderá adquirir a original obra nas livrarias Siciliano”.

Em 23 de outubro de...

1920 – A Estrada de Ferro São Paulo Railway mandou construir um galpão à entrada da estação de Santo André, chamada São Bernardo.
1930 – Véspera da deposição do governo da República, que consagraria o dia 24 de outubro como data nacional e nome de logradouros públicos. A leitura dos jornais da época mostra que a mídia impressa vivia sob censura. Mas a mesma censura dava pistas da influência de um novo meio de comunicação, o rádio.
Publicava o Estadão um comunicado oficial do governo que agonizava, mantinha a pose e deixava escapar uma força com que contava os revolucionários:
- É de absoluta tranquilidade a situação na Capital da República (o Rio de Janeiro).
- Rebeldes repelidos na linha Ribeira-Itararé-Ourinhos (São Paulo). E também na região de Guaxupé (Minas Gerais) e Bahia.
- Recomenda-se à população que não dê crédito a boatos e a notícias espalhadas pelo rádio. Os rebeldes fantasiam imaginárias vitórias que jamais alcançaram.
1970 – Fundação das Artes, de São Caetano, promove a Noite de Arte Polonesa.
- Dom Paulo Evaristo Arns assume a Arquidiocese de São Paulo.
1990 – Inaugurado o trecho do sistema trólebus na interligação Piraporinha, em Diadema, Jabaquara, em São Paulo.

Hoje

- Dia da Aviação Brasileira, do aviador e do inventor Santos Dumont


Santos do Dia

- Beato João Bondoso

O ESCRITOR. João de Capistrano (Abruzzos, Itália 1386 – Villach, Áustria 1456). Sacerdote. Deixou uma obra escrita em 17 volumes

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;