Memória Titulo
Os passos de Antonio Dalto, que não esquece o rádio

Radialista e locutor, publicitário, modelo profissional; criador do Clube de Lojistas de São Bernardo e da Associação das Agências de Propaganda

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Radialista e locutor, publicitário, modelo profissional; criador do Clube de Lojistas de São Bernardo e da Associação das Agências de Propaganda do Grande ABC, integrante e presidente do Lions Rudge Ramos, suplente de juiz de casamento; católico praticante, de ir à missa todos os domingos e durante a semana também. Esse é o perfil de Antonio Dalto, paulista de Novo Horizonte que vive no Grande ABC desde 1956.
Respondendo à pergunta Onde está você?, título de uma série de entrevistas inaugurada nas nossas férias aqui em Memória, Antonio Dalto diz: "Estou aposentado há oito anos e para me divertir trabalho com vendas de tapetes personalizados destinados à indústria, comércio, condomínios e, inclusive, igrejas".
Os tapetes que Dalto revende são produzidos em São Caetano e os modelos podem ser vistos em igrejas como a Matriz da Boa Viagem, Santa Terezinha, São Judas Tadeu (bairro Campestre) e em várias outras, como as diversas paróquias de São Caetano. Mas esta não é a vocação de Antonio Dalto.

O RÁDIO
"Sempre gostei muito de rádio, desde a adolescência", responde ele. Criado em Catanduva, trabalhou na Rádio Difusora local, na Cultura de Monte Alto, no rádio de Andradina e veio para o Grande ABC com o intuito de trabalhar na Rádio ABC.
Chegou a morar num quartinho do quintal da emissora, dividindo espaço com outro iniciante, seu amigo até hoje Miguel de Jesus Sardano. Cabia a Dalto abrir a programação, de madrugada, às vezes de pijama, apresentando o programa Fazenda do Espigão, dedicado à música sertaneja.
Na sequência, Dalto fez carreira na Rádio Independência, de São Bernardo, prosseguindo na Rádio Diário do Grande ABC, que a sucedeu. Teve bons e apreciados programas, como o Ponto 7, que entrava ao ar às 7h, prosseguindo até às 9h, focalizando o noticiário das sete cidades. Num outro momento, produziu e apresentou o Show da Cidade, das 14h às 15h, na linha musical.

PUBLICIDADE
Em paralelo ao trabalho no rádio, Dalto esmerou-se na publicidade. Em companhia do jornalista Isaias Carlos, criou a primeira, ou uma das primeiras, agência de publicidade do Grande ABC, denominada Dalcar Publicidade - o nome, um embaralhamento dos sobrenomes dos dois sócios. Num outro momento, criou a agência Grupo 5 de Propaganda. "Oitenta por cento dos anúncios eram endereçados ao Diário, que estimulou a criação de várias agências de publicidade no Grande ABC", conta Dalto.

Italianos de São Bernardo

A comunidade italiana de São Bernardo celebra hoje, na Câmara Municipal, sessão solene em homenagem a vários de seus integrantes. Os homenageados: Dr. Edvar João Luchesi, Eraldo Previato, Fernanda Ramazzina Vanzella, Luiza Tereza Bolognesi, Luiza Vezzaro de Souza, Mafalda Conti Sabatini, Maria Guglielmi Praun, Norberto Nicoletti, Pedro Américo Fruguli, Primo Bof, Sérgio Gianelli e Thereza Garcia Monte Serrat. A iniciativa é do vereador Minami.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 24 de junho de 1980

Destaque - Aberto, em São Bernardo, o I Congresso Brasileiro de Direito Constitucional.

Futebol - Pela Segunda Divisão de Acesso, jogos de domingo: em Jundiaí, Santo André 2, Paulista 0; em Guaratinguetá, Aliança 1, Esportiva 1; em São Caetano, Saad 2, Portuguesa Santista 1.

EM 24 DE JUNHO DE...

1935 - Quico Giacopucci, da fábrica de móveis Narciso Pelosini, vence a prova de São João, corrida que reuniu representantes de várias fábricas de móveis de São Bernardo.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Aniversariam hoje: São João da Boa Vista, São João das duas Pontes, São João de Iracema, São João de Pau d'Alho, Joanópolis, Alto Alegre, Américo de Campos, Atibaia, Balbinos, Clementina, Gastão Vidigal, Ibaté, Iepê, José Bonifácio, Lucélia, Mirandópolis, Iandeara, Populina, Rio Claro, Salto de Pirapora, Santa Albertina e Santa Fé do Sul.

HOJE

Dia Internacional do Leite, Dia do Caboclo (mestiço de branco e de índio), Dia das Empresas Gráficas, Dia da Força Aérea Brasileira e Dia Internacional da Ufologia.

SANTOS DO DIA

Fausto, Firmo e João Batista.
São João Batista (na estampa) era filho de Zacarias e Isabel, primo de Jesus, a quem batizou. Daí o "Batista" do nome. A Igreja o celebra desde os primeiros tempos do Cristianismo.
Crédito da estampa: acervo vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez

CAMINHADA PELO GRANDE ABC

O jornalista Edson Danillo Dotto, um dos fundadores do Diário e seu diretor-presidente durante muitos anos, levou Antonio Dalto ao Lions de Rudge Ramos. E Dalto chegou à presidência do clube.
Com vários comerciantes, entre os quais Gentil Antiqueira, Amélio Toneli, Hélio Antonio Ciconi, Dalto criou o Clube de Lojistas de São Bernardo, que chegou a participar de uma convenção nacional de lojistas em Goiânia.
Durante oito anos foi suplente de juiz de casamento em São Bernardo, participando de muitas celebrações.
Quando o Shopping Metrópole foi inaugurado, com o nome de Center Shop, coube a Dalto apresentar, pela Rádio Diário, a feira de automóveis que se realizava no estacionamento do shopping.
E quando a Jovem Guarda estava no auge, ele apresentava nas noites de domingo um programa ao vivo diretamente do Salão Paroquial da Matriz de São Bernardo, trazendo cantores do nível de Erasmo Carlos.
Na década de 1980, criou e presidiu a Associação das Agências de Propaganda do Grande ABC.
Está inscrito em várias agências de modelo. É requisitado para gravar comerciais para a TV. Fez ponta no filme "Lula filho do Brasil".

Antonio Dalto, aos 76 anos, vive o seu terceiro casamento, com Edna de Mello. Tem três filhos do primeiro casamento, Darlene (que trabalhou no Diário), Dercilio e Dirleine; com Edna é pai de Deivide, 22 anos.

FALECIMENTOS

Dona Laura descendia de duas famílias antigas de imigrantes italianos de São Bernardo: a família Secol, do pai Pedro Secol; e a família Pessoni, da mãe Joana Pessoni. Pai e mãe também nascidos em São Bernardo e que tiveram oito filhos. Da Itália vieram os avós e bisavós. Os Secol originários de Treviso, e que aqui chegaram em 1887; e os Pessoni de Bergamo, na Lombardia, chegados em São Bernardo em 1877.
Ainda menor de idade, a pequena Laura empregou-se na fábrica de tecidos de Pery Ronchetti. Gostava de lembrar que o patrão a escondia quando da chegada da fiscalização, já que não era registrada.
Depois fez carreira em outra tecelagem, a de Renzo Amadei, na Rua Municipal. Ali se aposentou.
Laura Secol nunca se casou. "Ela era muito independente, dedicava-se ao crochê e ao tricô. Até 1988 fazia questão de ir ao banco receber a aposentadoria", conta Márcia Joana Secol, uma das sobrinhas. "Era retraída e reservada e foi uma verdadeira mãe para os sobrinhos, boa e atenciosa", completa seu irmão caçula, Alcides Secol.
Eram irmãos, todos nascidos e criados em São Bernardo, na colônia dos Secol que ficava na Linha Camargo, hoje Vila Alves Dias: Antonia, Ambrósio, Giusepe, Laura, Orlando, Acerencio e Alcides.
Nos últimos anos, o mal de Alzheimer afetou Laura Secol, que já não podia ir sozinha à Matriz da Boa Viagem e à Igreja de Santa Terezinha, que tanto gostava. Ela partiu aos 89 anos e está sepultada no Cemitério de Vila Euclides. AM

SÃO BERNARDO
Cemitério de Vila Euclides
Tameko Hashimoto, 97. Natural do Japão. Dia 16.
Dionísio Farina, 82. Natural de São Bernardo. Dia 15.
Margarida Paiva Satim, 78. Natural de São Paulo. Dia 15.
Vera Lúcia da Silva Mesquita, 65. Natural de Ribeirão Preto. Dia 16.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;