Política Titulo São Caetano
Longe da vice, Gilberto estuda sucessor na Câmara
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:26
Compartilhar notícia


Com chances reduzidas de ser indicado como vice da pré-candidata governista à Prefeitura de São Caetano, Regina Maura Zetone (PTB), mas disposto a encerrar seu ciclo na Secretaria de Esportes e Turismo, o vereador licenciado Gilberto Costa (PTB) planeja lançar um candidato para sucedê-lo na Câmara.

Vereador mais votado da história da cidade com 5.883 adesões no pleito de 2008, Gilberto analisa cinco nomes com potencial para disputar cadeira no Legislativo, mas mantém suspense. "Estou avaliando com a minha assessoria. Tem de ser alguém mais ou menos do meu jeito, que conheça a cidade."

Gilberto pretende apresentar o postulante de sua confiança na convenção municipal do PTB, que deve ocorrer em 16 de junho.

Sem revelar nomes, o petebista disse que entre os cotados há correligionários e integrantes de outras legendas, vereadores que almejam reeleição e debutantes nas urnas. "Tenho de ser comedido. Essa questão deve ser discutida com responsabilidade", considerou. Nesse cenário, um nome que desponta é o vereador Paulo Bottura, correligionário de Gilberto.

Gilberto Costa trocou o PP pelo PTB com objetivo de ser indicado pelo prefeito José Auricchio Júnior (PTB) para disputar o Palácio da Cerâmica, mas foi preterido por Regina Maura.

O secretário abriu mão de tentar mais um mandato parlamentar e está disposto a reforçar a campanha de Regina, mas ainda tem esperança de compor a chapa governista que disputará a sucessão de Auricchio.

A Justiça Eleitoral determina que os secretários de governo que desejavam disputar a eleição tinha que se desligar dos cargos até 6 de abril, seis meses antes da eleição. Sem poder disputar assento no Legislativo, Gilberto ainda se considera em condições de compor chapa com a pré-candidata governista.

"Se a Regina Maura me indicar para ser vice, eu aceito, mas não vou colocar faca no pescoço de ninguém. Tenho compromisso com a gestão Auricchio e estou aberto a jogar em qualquer posição", sentencia.

Nos bastidores, comenta-se que é grande a disposição do PTB em abrir a chapa aos aliados, com vantagem para o PSDB, que pode indicar o comandante municipal da legenda, Sílvio Minciotti, para o posto.

A articulação estaria sendo costurada por caciques tucanos e petebistas do Estado. Apesar disso, Gilberto avalia que não há outro caminho para o partido que não seja chapa pura.

"Como o PTB pode estar de fora chapa pura se é o maior partido, governa a cidade há 30 anos, tem o vereador mais votado da história da cidade?", questiona.

Tratada com cautela, a indefinição sobre o vice de Regina Maura deve permanecer até a convenção municipal petebista, que dará o pontapé inicial para a disputa eleitoral na cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;