Política Titulo APÓS RECLAMAÇÕES
Prefeito recua e garante discutir vice com petistas

Manutenção de Gilson Menezes será avalizado pelo PT de Diadema

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
14/05/2012 | 07:13
Compartilhar notícia


Aprovada pelo arco de alianças, a manutenção de Gilson Menezes (PSB) como vice no projeto de reeleição do prefeito Mário Reali (PT) ainda será levada ao crivo do PT. Na semana passada, a alta cúpula petista rejeitou retomar o debate sobre a vice, alegando que as discussões tinham sido superadas no encontro de delegados, realizado em março. As afirmações de dirigentes apoiadores de Reali causaram insatisfação em setores da legenda, principalmente da tendência interna Articulação de Esquerda.

"Teremos conversas com o PT ainda. Estamos girando vários pratos ao mesmo tempo. Vamos buscar o consenso progressivo", recuou Reali, ao citar os diálogos com partidos aliados e com alas descontentes do PT.

As frases do prefeito tentam colocar panos quentes em possível princípio de racha partidário. As decisões sem consulta à executiva ou ao diretório revoltaram militantes históricos do PT e representantes da Articulação de Esquerda, que defendem a indicação de vice oriundo do PT para a tentativa de reeleição.

A vereadora Irene dos Santos (PT), integrante da corrente petista, reclamou bastante do fato de a escolha de Gilson ter sido definida entre a alta cúpula do governo e alguns vereadores do partido mais ligados à administração.

"A Articulação de Esquerda defendeu a chapa pura, é normal (a reivindicação). Poderia ser qualquer vice dos aliados que eles seriam contrários. Não tem nada de novo no front. Era o que eu esperava", avaliou Reali, refutando crise interna. "O PT está unido. Mas tem de conversar em bloco separado. Porque se sentar todo mundo junto fica três dias discutindo e corre risco de não chegar à decisão."

Os debates serão retomados amanhã, em reunião no diretório. O presidente do PT de Diadema, Josemundo Queiroz, o Josa, afirmou que a manutenção de Gilson como vice será levada ao crivo da executiva, do diretório e da bancada petista, composta pelos vereadores José Antônio da Silva, Orlando Vitoriano, José Queiroz Neto, o Zé do Norte, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e Irene. "Vamos informar o que o arco de alianças tirou na reunião de quarta-feira (quando Gilson foi ratificado para continuar com a vaga)."

Apesar das reclamações de parte da sigla, a sequência de Gilson como vice deverá ser aprovada pelo PT por ampla maioria - ligada a Reali e ao deputado federal José de Filippi Júnior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;